História


Tudo começou face a divergências e falta de companheirismo desportivo de muitos associados da Sociedade Columbófila de Valença, parte deles decidiram constituir uma nova sociedade columbófila, denominada União Columbófila Valenciana. Assim, em 29 de Junho de 1976, reuniram-se pela primeira vez os associados, Luís Sebastião Costa Ribeiro, Alberto Manuel Borges Ribeiro, José da Costa Carita, Armando Lopes Correia Costa, Manuel de Sousa Domingues, Amândio Alves Tavares e José Carlos Seixas Ferreira, nesta reunião foi lida a escritura lavrada no dia anterior, a qual se transcreve na integra:

UNIÂO COLUMBÓFILA VALENCIANA

Certifico que no dia 28 de Junho último, no Cartório Noatarial de Valença, a cargo do notário licenciado Francisco Dias Urbano, foi outorgada a lavrada de fl. 17 v.º a fl. 20 do livro de notas para escrituras diversasa n.º 532-B, Luís Sebastião da Costa Ribeiro, casado, Alberto Manuel Borges Ribeiro, solteiro, maior, José da Costa Carita, casado, Armando Lopes Correia Caldas, casado, Manuel de Sousa Domingues, casado, Amândio Alves Tavares, casado e José Carlos Seixas Ferreira, também casado, todos residentes nesta freguesia e concelho de Valença, constituiram uma associação cultural, desportiva e recreativa, cujos estatutos se regerão nos termos constantes dos artigos seguintes:

1.º Com a denominação de União Coilumbófila Valenciana é constituída uma associação, cuja sede fica no lugar de Cabanas, nesta freguesia de Valença, e durará por tempo indeterminado.

2.º Os seus fins são promoção cultural, desportiva e recreativa dos seus associados.

3.º Os associados obrigam-se ao pagamento de uma jóia inicial de 100$ e de uma quota mensal de 10$, alteráveis por deliberação da assembleia geral, e que constituem os seus bens.

4.º São seus órgãos a assembleia geral, a direcção e o conselho fiscal.

5.º A competência e forma de funcionamento de assembleia geral são as prescritas nas disposições legais aplicáveis, nomeadamente as dos artigos 170.º a 179.º do Código Civil.

Parágrafo único. A assembleia geral é composta: a mesa, por dois elementos, que terão de ser associados, competindo-lhes convocar, dirigir e redigir as actas da mesma assembleia.

6.º A direcção é composta por três associados e compete-lhe a gerência social, administrativa, financeira e disciplinar, e deve reunir-se semanalmente.

7.º O conselho fiscal é composto por dois associados e compete-lhe fiscalizar os actos administrativos e finaceiros da direcção, verificar as suas contas e relatórios e dar parecer sobre os actos que impliquem aumento de despesas ou diminuição de receitas sociais, e reunirá, ao menos, uma vez em cada trimestre.

8.º A admissão de novos associados será feita mediante proposta de um associado no pleno uso dos seus direitos apresentada à assembleia geral, que resolverá da sua admissão ou não admissão.

9.º No que estes estatutos sejam omissos regerá o regulamento geral interno, cuja aprovação e suas alterações são da competência da assembleia geral.

Está conforme.

Cartório Notarial de Valença, 2 de Julho de 1976. O Ajudante , João Martins Moreira.

Nota: Este mesmo documento foi publicado na página 8320 da III Série - número 212 do Diário da República de 9 de Setembro de 1976.

________________________________________________________________________________________________________________________

A necessidade imperiosa de organizarem e definirem a dinámica desta nova colectividade, leva-os á realização de vários encontros e reuniões numa sala de restaurante "Coroa Verde", por não existir ainda uma sede.

No dia 5 de Agosto de 1976, neste mesmo espaço, realiza-se a eleição para a formação do elenco da 1ª direcção desta colectividade.

Em 25 de Novembro de 1977 os órgãos gerentes reuniram-se para tratar da aquisição de uma sede, nesta mesma reunião foi deliberado que para acampanha, cada pombo para velocidade custava 1$00, para meio Fundo 1$50 e para fundo 2$00 e por fim foram alteradas as quotas de 10$00 para 20$00.

Em 02 de Janeiro de 1978, em reunião da Direcção, foi por unanimidade decidido adquirir uma construção pré-fabricada, com 6 metros de comprido por 3 metros de largo, para nela ser instalada a sede, esta construção adquirida pelo preço de 30.220$00, pagando mais 6.500$00 para a sua instalação e montagem á empresa SOPREM. 

PAGINA EM CONSTRUÇÃO