O que é a Columbofilia


  

 

 A Columbofilia

 

A Columbofilia é um desporto de pombos-correios que consiste na solta dos mesmos em vários locais e eles voltarem para casa (pombal) o mais rápido possível.

            A Federação Columbófila Internacional, sedeada em Bruxelas agregar 64 países filiados, e é membro fundador da associação Ibero-Latino-Amaricana de Columbofilia, com 21 países filiados. Dessas 64 Federações encontra-se a Federação Portuguesa de Columbofilia fundada em 1945 com sede em Coimbra, que é representada por 14 associações em Portugal, com 763 clubes, 18000 associados e com cerca de 4500000 pombos recenseados. Todos os associados estão sobre um regulamento interno dos clubes ao qual pertencem, clubes esses que estão sobre o regulamento das associações e assim sucessivamente.

Para ser columbófilo é preciso inscrever-se como sócios nas colectividades mais próximas. Depois de inscritos deve-se proceder a uma inscrição para obter-se uma licença federativa. Com esta inscrição ficamos abrangidos pelo seguro que cobre qualquer acidente que possa ocorrer na prática desportiva. A federação envia uma pessoa para retirar as coordenadas (mediana e perpendicular). É entregue ao sócio um cartão com a licença federativa com as coordenadas e com o nº da apólice do seguro.A partir deste momento já se pode comprar anilhas oficiais e registar os pombos-correios em nome do columbófilo.

As anilhas são compradas na Federação Portuguesa de Columbofilia ou nas colectividades. Estas são feitas em alumínio onde tem registado um número, nacionalidade e o ano, e revestidas a plástico transparente, em que cada ano tem uma cor que varia de azul para verde passando pelo cor-de-rosa, amarelo, vermelho e branco. Cada anilha tem um cartão com o respectivo número nacionalidade, ano, à cor da anilha e com um código de barras. Na parte de trás do cartão tem um espaço destinado aos dados do pombo anilhado (avos e pais). As anilhas são colocadas, na pata, dos pombos recém nascidos, aos oito dias, para que mais tarde elas não possam sair.

            Os concursos começam a meados de Fevereiro e só acabam para meados de Junho. Só poderão concorrer os pombos-correios dos columbófilos que tenham procedido a vacinação dos mesmos.

Estas provas estão separadas por quatro campeonatos, campeonato de velocidade que são provas de 150a 300km os de meio fundo que são desde os 301km a 500km, os de Fundo que são desde 501km a 800km e por fim os de grande fundo que são provas a partir  dos 801km (estas provas são é facultativos, e disputar a nível nacional).

Antes de cada prova os pombos são deixados nas colectividades. Onde é registado o número da anilha oficial com o número da anilha do concurso. Estas anilhas são de borracha e carimbadas com um número. Cada uma trás um papel no seu interior com o mesmo número, este fica na posse da colectividade.

Cada concorrente faz-se acompanhar de um relógio adequado para a columbofilia para que possa comprovar a hora da chegada dos seus pombos. Os relógios mais antigos a corda ou a pilhas, tem um papel químico e um rolo de papel para marcar a hora do batimento, também tem orifícios para que seja colocada a anilha de borracha que por sua vez cai num prato com vários buracos dentro do mesmo. Cada vez que se roda a chave o relógio faz um batimento (marca a hora) e roda o prato para que se posa colocar mais anilhas. Estes relógios têm de ser preparados pelos concorrentes na sede, escrevendo o nome do concorrente, o local do concurso, a data e acertar a hora pelo relógio mãe (relógio que está na sede ao qual todos os outros relógios têm de se acertar). Depois é visto e assinado por um membro do conselho técnico (que faz parte da direcção da colectividade) e por fim é lacrado. A cerca de 10ou 12 anos atrás apareceram uns relógios electrónicos. Para estes relógios é necessário aplicar uma anilha com um chip na pata de cada pombo. Estes antes de entrar no jigo são passados num prato para que fique registado a sua presença na prova e conferida a anilha oficial com anilha electrónica.   

Os pombos são encestados em jigos, e quando completos são lacrados um dos 70 camiões das associações e transportados para o local da solta. Este percurso quando pequeno é durante feito à noite.

 Ao local da solta dirige-se um delegado da solta que avalia as condições climatéricas (a existência de nevoeiro ou precipitação forte).

Os pombos com ventos favoráveis podem fazer médias superiores aos 100km/h. 

Quando os pombos chegam são lhes retiradas as anilhas do concurso, quando os relógios manuais, quando são electrónicos as pombas ao entrarem na spoutnic passam por um sensor que regista o pombo e a hora.

 Por fim leva-se os relógios à sede e regista-se a hora de cada pombo, são então feitas as contas.

Os dois primeiros pombos de cada columbófilo são os que fazem a classificação do columbófilo, se estes estiverem nos vinte porcento dos pombos a concurso da colectividade. Os restantes pombos que o columbófilo conseguir meter ao mapa só contam para a classificação individual do pombo e retira classificações aos outros.

Consoante as distâncias de cada prova é lhes dado uma alimentação adequada.

As pombas são treinadas fazendo-lhes, voar todos os dias, à volta do pombal.

Quando encerra a época dos concursos começa o acasalamento, e no início do mês de Setembro faz-se o tratamento da muda (uma boa muda é meio campeonato ganho). 

 Na cidade de Mira (mais conhecidada  capital columbofilia) existe um columbódromo, em que columbófilos e escolas de diversas partes do mundo que estejam interessados, colocam lá os seus borrachos, ficando logo a pertencer ao columbódromo. Depois de vários treinos, é feito um concurso em que aos primeiros pombos a lá chegar, é atribuído um prémio ao columbófilo que o deixou. Estes pombos são leiloados no final do dia. Nesse dia desloca-se varias centenas de columbófilos de todo mundo ao columbódromo.

De dois em dois anos realizam-se as Olimpíadas da Columbofilia. A mais recente teve lugar no Porto, mais concretamente na Alfandega, nos dias 19 a 23 de Janeiro do ano de 20005 onde se deslocaram algumas centenas de pombos, milhares de columbófilos, e tudo o que envolve a Columbofilia, (como

 Fornecedores de alimentação, de relógios, pombais, entre outros artigos) de todo o Mundo. A próxima Olimpíada terá lugar na Bélgica no ano de 2007. Este desporto é considerado o segundo desporto mais praticado em Portugal a seguir ao futebol.