História
A Associação Desportiva-Sociedade Columbófila de Pigeiros foi criada em 6/02/1995, através de escritura pública celebrada no 1º Cartório Notarial de Santa Maria da Feira e publicada no D.R., III série, nº 63, de 15/03/1995, sendo seus fundadores Manuel Pinto de Oliveira, Arménio de Sá Dias de Pinho e Manuel Alberto Sá Dias de Pinho.
*
A construção de uma sede própria foi sempre um dos objetivos de todos, sendo que tal não se concretizou ainda, por vicissitudes várias.
Foram vencedores dos campeonatos gerais realizados até à data:
1997 - César Pereira;
1998 - Manuel Alberto Sá Dias de Pinho;
1999 - Manuel António Silva Costa;
2000 - António dos Santos Sousa;
2001 - António dos Santos Sousa;
2002 - Levi dos Santos Magalhães;
2003 - Levi dos Santos Magalhães; e
2004 - Levi dos Santos Magalhães.
Depois de uma "travessia no deserto" (em que os destinos da coletividade estiveram a cargo de uma Comissão Administrativa formada por Manuel Pinto de Oliveira, José Narciso do Carmo Pascoal, Feliciano Martins Pereira, Adelino Ferreira Lima e Delfim Rodrigues da Silva), na sequência de uma assembleia geral realizada a 7/12/2018, foram de novo constituídos os órgãos sociais, com a finalidade de poder ser celebrado um protocolo de cedência de instalações, que entretanto não se veio a verificar.
Depois de aturadas e longas negociações, que ainda decorrem, tendo em vista a concretização dum objetivo que é de todos e já acima enunciado, foram-nos cedidas, a título transitório, parte das instalações do Centro Cívico Feliciano Martins Pereira, tendo sido iniciada a atividade a 1/09/2020.
Foi já concluída a campanha desportiva de 2021, que poderá ser acompanhada na secção de histórico de classificações.
Foi campeão geral António Batista Melo.
Foi também já concluída a época desportiva de 2022, que poderá ser acompanhada na secção de histórico de classificações, sendo campeões Levi & Marco.
Foi já concluída a campanha desportiva de 2023, que poderá ser acompanhada na secção de classificações, sendo campeões António Sousa & Angelino