Notícias


Distribuição Premios 03-12-2019

Distribuição de Premios da S.C.Norte de Portugal

Vamos realizar no próximo dia 14-Dez-2019 pelas 17H00, a distribuição de premios da campanha desportiva 2019 e do XXI Campeonato de Fundo Cidade do Porto.

Compareçe na festa convívio da coletividade.

A Direção


Merito Desportivo CDP - Personalidade do Ano 23-02-2018

 

 

"A Sociedade Columbófila do Norte de Portugal foi fundada em 27 de Março de 1921, mantendo ininterruptamente a sua atividade até ao presente.

A atividade columbófila na cidade do Porto e no norte do País é bastante anterior, ainda que levada a cabo por mera iniciativa individual.

Em 1900 o então diretor do Palácio de Cristal organizou uma prova de Valença para o Porto que teve o condão de agregar inúmeros columbófilos.

A partir daí passaram a organizar-se várias provas tornando a columbofilia cada vez mais popular. Em 1918, Tércio de Miranda, que viria a ser o 1º Presidente desta quase centenária coletividade, desenvolveu um papel decisivo na organização de todo o processo que conduziu ao aparecimento da Sociedade Columbófila do Norte de Portugal.

Pelo pioneirismo, o seu fantástico historial e o facto de, ainda hoje ser considerado um clube emblemático, a Direção da FPC deliberou por unanimidade propô-la para o Prémio "Mérito Desportivo CDP – Personalidade do Ano".

 

 


"é um novo dia, é uma nova vida" 07-08-2013

A Direção da Sociedade Columbófila do Norte de Portugal, comunica aos seus associados e a todos os interessados que desde o dia 01 Agosto de 2013, mudou a sua sede social para a seguinte morada:

Bairro Fernao de Magalhães

Rua Cardeal D. Américo

Bloco 13 casa cave 2

4000-077 Porto

Esta mudança que acreditamos que seja como diz o título da notícia  "é um novo dia, é uma nova vida"  deve-se ao facto das antigas instalações terem custos de aluguer insustentáveis para a realidade da coletiviade e a mesma já se encontrar com necessidade de obras avultadas de melhoramento/conservação.

Ao longo dos já quase 60 anos que a coletividade esteve sediada nas que agora já são antigas instalações, sempre houve por parte dos diretores da NORTE a procura de alternativa, intensificada nos últimos anos para que a coletividade tivesse uma sede própria.

Por diversas razões alheias à nossa vontade tal ainda não foi possível apesar das constantes reuniões que existiram entre a coletividade na pessoa do Sr Arnaldo Palmeira e os diferentes autarcas da câmara do Porto com vista a se encontrar uma alternativa, tendo mesmo existido um projeto para a construção de uma sede conjunta entre a NORTE e o Eirinhas F.C. o qual não foi iniciado.

 

Surgiu agora esta oportunidade de um novo espaço para a sede social da coletividade que nos parece suficiente e principalmente funcional para o exercício da nossa principal atividade.

 

Nesta nova fase da vida da NORTE, não podemos deixar de recordar todos os columbófilos/pombos que "passaram" pelas antigas instalações da coletividade os quais com o seu mérito catapultaram para patamares de excelência desportiva tornando-a num nome de referencia do nosso distrito e de Portugal tendo no meio columbófilo sido denominada  como a UNIVERSIDADE.

A todos eles em nome da atual direção e das anteriores o nosso muito obrigado. 

É com respeito e orgulho na história da coletividade que esta direção trabalha com o intuito de manter o seu bom nome e projeta-la para um futuro sustentado que garanta a continuidade da sua grandeza. O caminho faz-se caminhando e temos a noção que teremos que nos manter proativos para encararmos o futuro de uma forma segura.

Nesta nova fase da coletividade, queremos continuar a contar com todos os "Amigos da NORTE", para que juntos possamos manter a UNIVERSIDADE no lugar que ela merece no panorama columbófilo do nosso distrito.

A direção, 

 

NOTA: em Contactos ver como chegar às novas instalações