Divulgação de Nisa

NESTA SECÇÃO VAMOS INSERIR FOTOS DE NISA PARA O PAIS EM GERAL CONHECER ESTA SIMPATICA VILA ALENTEJANA





Nisa, foi fundada por D. Dinis, deu-lhe título de Vila, D. João I outorgou-lhe o de Notável, confirmado mais tarde por Filipe II.

Recebeu foral, que embora desaparecido pode ser comprovado através da referência que lhe foi feita por D. Sancho II ao conceder idêntico documento à Vila do Crato - "Damus vobis populatoribus tam presentibus quan futuris foros et costumes de Nisa". D. Manuel deu-lhe foral em 1512, existente no Arquivo da Câmara.

A população de Nisa vive essencialmente da actividade agrícola, do artesanato, da produção de queijos de ovelha e de enchidos de carne de porco. A indústria de granitos tem-se revelado uma concorrente de qualidade, tendo tido alguns exemplares premiados a nível internacional.

CASTELO

Fundado pelo Rei D. Dinis em 1290-1296. Era cercado por muralhas e torres que abrangiam a Vila e possuía 6 portas. Pouco mais resta actualmente do que duas torres e alguns panos de muralha.

As portas principais são a da Vila e a de Montalvão. Esta de finais do séc. XIII, é de arco pontiagudo, sem impostas nem pilares. A da Vila da mesma época tem sofrido várias modificações, tem arco de volta redonda assente sobre impostas quadradas e está flanqueada por duas meias torres com ameias ( Monumento Nacional).


ESPAÇO INTRA-MUROS

(CENTRO HISTÓRICO)

De todos as povoações de fundação Medieval no Alentejo, nenhuma apresenta uma regularidade no traçado tão perfeito como Nisa, assim podemos afirmar que estamos em presença de uma "bastide" traçado regular

CAPELA DO CALVÁRIO

(Imóvel de interesse público)

Edifício do séc. XVII, constituído por dois pequenos corpos, o posterior com três faces baixas, a anterior em rotunda e formado por um corpo cilíndrico, com cúpula em meia esfera. Portal com duas colunas caneladas sustentando um frontão simples. Interior com três altares, tem forma octogonal.

IGREJA MATRIZ

Construção do séc. XV, reedificada em 1760, exterior com frontaria simples, porta com guarnições de granito, duas torres quadradas. Tem uma só nave com abobada de esteira. Altar em telha dourada do séc. XVIII.

IGREJA DA MISERICÓRDIA

Edifício do séc. XVI, de frontaria estreita com portal de cruz Renascentista, com edículo central entre duas volutas com fundo concheado. Duas torres sineiras. Altar - Mor do séc XVIII.

CAPELA DO MÁRTIR S. SEBASTIÃO

Construída no séc. XVI, desta época conserva só a Capela-Mor que é de abóbada de rervuras apoiadas em nísulas nos quatro cantos. O exterior já é construção do séc. XVIII com porta de guarnições de cantaria.

CAPELA DE Nsª Srª DOS PRAZERES

(imóvel de interesse público)

Edifício do séc. XVI, reconstituído sobre outro possivelmente do séc. XIV, do qual resta em arco ogival, na porta de acesso à capela que assenta sobre dois colunelos com bases chanfradas e capiteis em pequenos ressaltos. O interior é de abóbada de nervuras, pintadas tendo ao centro no fecho em cruz de Cristo.

CAPELA DE DE STº ANTÓNIO

Capela do séc. XV, sofreu grandes modificações. Tem forma de cruz com galilé e arco ogival. A porta da entrada é do séc. XVII, o arco contém pinturas seiscentistas. Capela - Mor com tecto de abóbadas, Altar - Mor em talha dourada do fim do séc. XVII

CAPELA DE Nª SRª DA GRAÇA

Dista 3 Km da Vila de Nisa, é uma construção do séc. XVI, profundamente modificada, deveria ter sido edificada sobre outra mais antiga, talvez do séc. XIV ou XV. Tem dois altares em pedra e no Altar-Mor a imagem do orago, policromada do séc. XV (repintada recentemente).

ANTA DE S.GENS

Integrada num conjunto de quatro monumentos megalíticos. Os materiais exumados desta, foram vários; cerâmica, bolsas de ossos, material lítico, nomeadamente pontas de seta e lâminas de siléx (monumento nacional).

Complexo de Arte Rupestre do Vale do Tejo, cujas gravuras se encontram submersas pela Barragem do Fratel. Só as gravuras do Cachão de S. Simão são visíveis e datáveis do período do calcolitico e Idade do Bronze. Actualmente a investigação centra-se no cabecinho de Nª Srª da Graça.


                 

 

 Exª Srª PRESIDENTE  DA CAMARA MUNICIPAL DE NISA  

  MARIA GABRIELA PEREIRA MENINO TSUKAMOTO