História

A "Associação Columbófila de Escapães" foi fundada em  24 setembro de 1974.

Os sócios fundadores e iniciadores, foram Maurício Martins Leite, .........

A sede inicial foi cedida pelo associado José Gomes, no r/chão da sua habitação,

 

 

passados alguns anos passou para a cave do Salão Paroquial, espaço cedido pelo pároco da freguesia Padre Américo Pereira;

 

 

após alguns anos passou para o r/chão de uma habitação no largo Professora Rosália Reis, pertença da Junta de Freguesia local, num dos mandatos do Sr. Albino Neves;

 

 

 por fim em 1999 por iniciativa do Presidente da Coletividade Avelino Silva, este convidou o sócio Joaquim Leite a dar apoio à construção da Sede Social da Coletividade.

Como o sócio fundador MAURÍCIO que aos 29 anos de idade ombreou a fundação da coletividade, embora padecendo de doença cancerosa, dizia que o irmão JOAQUIM iria fazer a instalação elétrica e os cavacos a pedra, este sonho veio a concretizar-se no fundamental por volta do ano 2010.

Na realidade o saudoso JOSÉ CAVACO ofereceu toda a pedra, o ANTÓNIO CAVACO betão para placas, o JOAQUIM LEITE fez a instalação elétrica e forneceu o material elétrico.

Não esquecemos os donativos de muitos beneméritos .... e o esforço fisico de muitos sócios, pois este valor não quantificado monetáriamente é o mais valioso que uma coletividade pode ter.     

 

 

 a concluir e corrigir oportunamente