História
Associação "Asas d`Ouro" - Porquê?
A ideia da criação de uma nova colectividade columbófila em Arazede, alicerçou-se num vasto conjunto de factos, dos quais há a realçar:
- o progressivo e vertiginoso desmoronamento, não só desportivo mas também organizacional, a que a anterior colectividade estava a ser sujeita; atente-se à sua progressiva descapitalização, à ausência de iniciativas, à sua regressão em termos evolutivos e, o que é ainda mais preocupante, o abandono de muitos dos associados que haviam sido num passado recente, os pilares do seu desenvolvimento, e que procuraram outras colectividades vizinhas para desenvolver a sua actividade de eleição;
- a situação de irregularidade e ilegalidade, tanto em termos desportivos como fiscais; o processo de legalização tinha tido há uns anos atrás, inicio, mas não mais teve continuidade;
- burocrática e financeiramente, torna-se mais viável a constituição de raiz, de uma nova colectividade, do que proceder à regularização da existente;
- necessidade de "cortar" com o passado, com "vicios" adquiridos, e partir para novos desafios calculados, estruturados e priorizados, com uma mentalidade mais moderna, inovadora e responsável;
Depois de:
- questionados os corpos sociais do momento sobre a disponibilidade de continuação à frente dos destinos da colectividade, e apenas um se mostrar disposto a continuar;
- verificar que já só restavam dez columbófilos e assim sendo nem sequer havia elementos para formar Direcção;
- e perante a quase permanente insistência de alguns columbófilos,fundamentalmente daqueles que haviam abandonado a colectividade, no sentido de reativar e procurar revolucionar a columbófilia em Arazede,
Foram, os columbófilos no activo, postos de uma forma formal, perante o dilema Manutenção /Criação, tendo-se mostrado na sua quase totalidade favoráveis ao aparecimento de uma "casa nova" que pudesse nascer mais solidamente e com objectivos bem traçados para o futuro.
Esta abordagem culminou mais tarde, em 25 de Junho, com uma Reunião Geral (concorrentes da colectividade + ex-concorrentes e que se encontravam a concursar noutras colectividades) onde de uma forma clara os presentes foram objectivamente postos perante duas saídas possíveis:
ou,
- apareciam pessoas para assumir a responsabilidade directiva da colectividade e colocá-la legal perante a lei,
ou,
-o associado Rui Monteiro, responsabilizava-se pessoalmente por encetar o processo de criação de uma nova colectividade.
Após análise detalhada destas propostas, foi por unanimidade e conforme consta na acta assinada pelos presentes, decidido:
- avançar para a criação da nova associação;
- designá-la por Associação "Asas d`Ouro";
- mandatar os columbófilos Rui Monteiro, Cândido Gomes e Tiago Jesus, para com a rapidez possível dar inicio a todo o processo.
Assim, procedeu-se ao seu registo como Pessoa Colectiva, e posteriormente a 9 de Setembro de 2005 foi notária e oficialmente criada a Associação "Asas d`Ouro".
Procedeu-se de imediato ao pedido de filiação na Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, bem como na Federação Portuguesa de Columbófilia, a qual nos atribuiu o NIF 773.
Seguiu-se todo o processo eleitoral, tendo sido eleita a lista liderada pelo columbófilo Rui Oliveira Monteiro.
Desta forma, foi possível dar início à nova Campanha de 2006, sem ultrapassar os prazos estipulados pelos superiores hiérarquicos.
Daqui para a frente, muito trabalho os espera, e deseja-se que seja com sucesso.
Sócios Fundadores:
Rui Monteiro, Júlio Lameiro, Pedro Monteiro, Cândido Gomes, Tiago Jesus, Zé Vitor Loureiro, Joaquim Mendes, Jorge Monteiro,João Cruz, Bruno Matias, André Mendes, Sérgio Tinoco, Eduardo Dias, Fernando Jesus,
Primeiros Corpos Sociais: Biénio 2006/2007
Mesa da Assembleia Geral : José Victor Loureiro, Bruno Matias e João Melo Cruz
Direcção: Rui Monteiro, Cândido Gomes e Tiago Jesus
Conselho Técnico: Pedro Monteiro, Joaquim Mendes e André Mendes
Conselho Fiscal: Pedro Monteiro, Joaquim Mendes e André Mendes
***************
Não foram necessários dois anos, para que, e sem se perceber porquê (ou talvez sim), tudo aquilo que neste curto espaço de tempo, esta colectividade tinha tido o engenho e a arte de pôr de pé, começasse a sentir algumas tentativas de desestabilização, procurando danificar os seus alicerces.
O retomar da realização dos leilões e das entregas de prémios de Campanha feitas com alguma dignidade, a organização da exposição distrital, a aquisição e transformação de uma carrinha para transporte dos nossos pombos e realização de treinos, o empenhamento da colectividade na realização do campeonato concelhio e da concretização do dia do columbófilo que culminou com a angariação de fundos com fins de solidariedade, foram algumas das realidades possiveis de realizar.
Não sobrou tempo para mais, pois alguns dos impulsionadores do projecto acabado de nascer, tentaram asfixia-lo, e resolveram voltar atrás, dando vida à anterior colectividade.
Num universo muito limitado, em que as condições e modos de vida levam a que cada vez mais as pessoas se afastem da columbófilia, Arazede não tem uma, mas sim, duas colectividades, mas...
não caímos, e até estamos mais sólidos e solidários; queremos marcar o tempo, e a nossa mentalidade, esforço e dedicação, para isso convergem.
Com a divisão criada, muita coisa ficou definida e clarificada, mas, a columbófilia arazedense muito ficou também a perder. Que o futuro não nos dê razão.
&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&
Volvidos que estão dois anos, e com o primeiro mandato concluído, novas eleições tiveram lugar.
Corpos Sociais para o Biénio 2008/2009
Mesa da Assembleia Geral: Bruno Matias, Pedro Monteiro e Nuno Sousa
Direcção: Rui Monteiro, João Cruz e André Mendes
Conselho Técnico: Cândido Gomes, Joaquim Mendes e Carlos Pereira
Conselho Fiscal: Cândido Gomes, Joaquim Mendes e Carlos Pereira
Perante esta nova situação, pusemos "as malas às costas", e novo ninho fomos descobrir, em casa de um particular que nos deu uma mão amiga. É aqui que ficámos temporariamente, a desenvolver a nossa actividade, pensando e programando o futuro.
Novos episódios descritivos da caminhada evolutiva da nossa colectividade em breve...