Circulares


Nota de agradecimento - Anulação prova LOULÉ - 17MAR13 18-03-2013

 

 

    Associação Columbófila do Distrito de Viseu, ACDV

   Rua da Estação, 138

  3460-555 Tondela

 

 

 

Nota de agradecimento

 

   Esta associação sente-se agradecida e agradece a todos os diretores das coletividades e seus associados, pela maneira compreensiva como receberam a notícia da anulação do concurso do dia 17/03/2013, Loulé.

   Foi uma situação que nos colocou à prova, tendo em conta a dificuldade que estava estampada nas previsões e não havendo condições climatéricas, absolutamente impeditivas, foi-nos e aos outros intervenientes, A.C.D. Coimbra, muito difícil tomar a decisão que tomámos.

   Estando sensibilizados para uma realidade columbófila, que não tem nestes anos últimos correspondência, estivemos do lado da maioria dos columbófilos que presentemente gerem colónias com efectivos muito pequenos, verificamos ano após ano serem cada vez mais numerosas as colónias com reduzido numero de pombos. Estamos convictos que caso a solta se tivesse realizado e o desfecho ser desastroso, e este ninguém pode prever, ficariam arredados e postos á margem de qualquer competição,      Hoje temos eco do resultado das soltas que foram efectuadas pelas nossas congéneres, sabemos do grau de dificuldade que existiu na maioria das soltas e a quantidade de pombos que no dia não conseguiu regressar ao pombal.

   A perda actual de columbófilos também passa pelo espezinhar constante de colónias e columbófilos, quem dirige deve por objectivo ter a sensibilidade da gestão da columbofilia do seu distrito olhando com sentimento para quem move e faz mover esta organização.

    Os columbofilos não existem sem pombos e as colectividades não teem razão de existir sem columbófilos.

    É certo que aparecem contestatários e desses só Deus saberá o porquê.

    Salienta-se que a decisão é tomada por diretores que também participam nos campeonatos das suas colectividades e do seu distrito, sem dúvida que a decisão de soltar será tarefa facilitada para quem não participa ativamente e que antecipadamente pode mentalmente elaborar um roteiro doa a quem doer.

    Resolvemos não acatar a decisão que a A.C.D.C., tomou em soltar num determinado local em vez de proceder à restituição a cada colectividade das caixas e respectivos alados, por suspeita de não haver horas de sol suficientes para chegarem a alguns pombais e pudesse obrigar pombos a pernoitar sabe-se lá onde.

    Reforçamos os agradecimentos aos muitos columbófilos que diretamente ou aquando da restituição dos pombos nas respectivas colectividades, que foram muitos, de forma espontânea nos felicitaram pela decisão tomada.

 

    Por uma columbofilia racional e equilibrada.

 

O presidente

 

Francisco A. R. Cardoso