Notícias


Retomar da campanha 2020 15-04-2020

 

Associação Columbófila do Distrito de Viseu, ACDV

   Rua da Estação, 138

      3460-582 Tondela

 

 

Tondela, 15 de Abril de 2020

 

Circular

 

     Assunto: Retomar  da campanha desportiva 2020

 

   

 

Exmo. (s) Sr. (s)

                          Presidentes de Direcção e Conselho Técnico e columbófilos em geral

 

   Caríssimos Srs., é com alguma ansiedade que escrevo estas palavras, devem transmitir coragem e expectativa para o reinicio da nossa actividade desportiva columbófila.

  Certamente devem ter lido o comunicado da FPC, todos os intervenientes, directores federativos e associativos, temos em mente e julgamos que o retomar da campanha estará para breve. Acreditamos que haja alguma impaciência mas pensamos que a tal luzinha ao fundo está mais nítida.

  Há data existe muita indefinição na data do término de todas as contingências das entidades Portuguesas e Espanholas. Não há ainda certezas se nos vão deixar novamente fazer as provas que tínhamos escolhido inicialmente, conhecemos a realidade e o esforço que tem sido efectuado pelas entidades superiores FPC e RFCE para que tudo seja possível, estamos com algumas duvidas sobre a decisão que as entidades oficiais de veterinária da província de Castilla e Leon podem ou não aprovar, estamos conscientes dos problemas que teem surgido devido a este organismo. Vamos ser optimistas e acreditar que tudo não passará de um contratempo e tudo se resolverá a bem.

  Como tiveram a oportunidade de ler no comunicado de 5/04/2020 da FPC, na reunião, ficou definido que todas as associações deveriam trabalhar para um reiniciar da campanha, fazer os ajustes que achassem necessários aos calendários das respectivas associações. Entre os ajustes todas as associações, sobretudo aquelas que teem soltas em território Espanhol, foram incentivadas a apresentarem um plano A e B, havendo sempre uma dupla alternativa para quando for a reabertura nenhuma esteja sem segunda solução. Em anexo seguem dois calendários distintos que atempadamente serão remetidos á FPC.

   Um calendário é o ajustamento do inicial, aquele que tudo faremos para que seja aprovado e aquele que talvez iremos cumprir, outro será o alternativo para os apaixonados da prática desportiva da columbofilia (como eu) poderá ser o “doce” que não queríamos ter provado mas nos irá satisfazer. Em qualquer dos dois as provas de fundo, sem locais definidos, serão em dias de provas duplas e compreendendo o espanto, esclarecemos, ainda não sabemos se conseguiremos efectuar alguma ou em que dias serão e nem quantas provas serão, Nunca mais de 4. Informamos que as associações com quem partilhávamos transporte para provas de fundo não estão na disposição de as fazer, por opção e estratégia de cada uma. Diligenciámos com as nossas congéneres de Aveiro e Porto, ambas mostraram boa vontade em colaborar contudo não sabemos se haverá condições de alojamento de transporte  para as efectuar, a seu tempo iremos informar datas e locais.

   Tendo em conta que o calendário da linha sul possa vir a ser o praticado brevemente e aquando alguma certeza iremos pedir ajustamentos á inscrição, caso algum columbófilo entenda.

 ATENÇÃO:  Frisamos um pequeno pormenor que nos leva a pensar numa situação de incerteza e que pensamos ser possível vir a acontecer: caso este ano a DGV de Castilla e Leon não dê autorização de solta naquela província muito naturalmente pode ser o inicio da interdição total de soltas naquela província e teremos de rumar a outra linha de voo.  Não entrar em euforia depreciativa, por tal de momento não sabemos se a viragem será ou não a opção mais benéfica para o futuro mas pode tornar-se uma certeza. Sabemos que os pombos nesta época estão na fase mais produtiva, estima-se haver uma maior e melhor adaptação á linha de voo para os mais velhos e a aprendizagem pelos mais novos será mais rápida.

   Compreendo que ao terminarem de ler esta circular, haja quem diga que se estavam sem certezas que com incertezas ficam. Digníssimos colegas, eu ou qualquer outro colega de outra associação, qualquer,  neste momento, seria o maior prazer dirigirmos-nos á massa associativa e prometer com certeza, infelizmente nenhum tem poderes para adivinhar o futuro nem o resultado deste contratempo todo. Dia 21 do corrente mês todas as estâncias associativas e federativas estarão em reunião novamente e aí sim espero ter informações interessastes para apresentar.

 

Sem outro assunto de momento ficamos gratos por todo o vosso empenho e paciência, peço mais um pouco de calma e compreensão e a satisfação aparecerá.

   Cumprimentos a todos.

Atenciosamente

P/ Direcção

                                                 

Francisco Aires Rodrigues Cardoso

(Presidente da Direcção)