Notícias


GESTÃO FINANCEIRA TRANSPARENTE - APRESENTAÇÃO DO BALANÇO FINANCEIRO DO 1º ANO DE MANDATO (COMPARATIVO DO ANO 2017 E DO ANO 2018 A 31 DE OUTUBRO) 13/12/2018

Na Assembleia Geral do passado dia 30 de Novembro de 2018, estiveram presentes menos de 30% das colectividades do Distrito de Lisboa.

As restantes mais de 70% das colectividades do Distrito de Lisboa, não estão assim a par do actual ponto de situação da A.C.D.Lisboa.

É objectivo dos actuais Orgãos Sociais da A.C.D.Lisboa que os seus Associados estejam completamente ao corrente da actividade financeira da nossa Associação.

Volvido o primeiro ano de mandato, é necessário prestar contas aos Associados da A.C.D.Lisboa, são estes os verdadeiros "donos" desta Associação e devem de saber exactamente que dinheiros foram recebidos ao longo do ano, como e onde foram gastos e qual o resultado financeiro do primeiro ano de mandato desta Direção.

A transparência é o apanágio deste elenco directivo, por isso fizemos uma apresentação com os resumos gerais e principais dos valores de despesa e receita para que os Associados presentes na Assembleia Geral, pudessem melhor compreender as diferentes verbas.

Apresentação esta, que agora a tornamos publica para que as colectividades Associadas da A.C.D.Lisboa e os seus Columbófilos possam também estar devidamente informados.

Mas primeiramente, queremos referir que em Setembro de 2018 quando entregamos o processo de renovação do Estatuto de Utilidade Publica da A.C.D.Lisboa, com as contas, balancetes, planos de actividade e outros documentos relativos ao ano civil 2017, recebemos o seguinte email da Entidade Governamental que coordenada as Associações de Utilidade Publica.

 

 

Anexamos o print screen do email recebido pela referida Entidade Governamental:

 

 

 

 

O email da Entidade Governamental é claro, diz que a A.C.D.Lisboa tem apresentado sucessivamente resultados negativos, e que ou passa rapidamente e consecutivamente a dar resultados positivos, ou perderá o Estatuto de Utilidade Publica.

Teremos assim, uma responsabilidade acrescida após este aviso da Entidade Governamental para com a A.C.D.Lisboa, e iremos continuar a conter custos e a ter a criatividade de descobrir novas fontes de receitas para que consigamos ao longo do nosso mandato, reparar o principal património físico da A.C.D.Lisboa (Galeras e Caixas) sem nunca deixar de dar resultados positivos.

O Resultado do Exercício de 2018 é de cerca de 40.000€00 positivos, de referir que este foi conseguido sem aumentar qualquer cêntimo aos columbófilos, grande parte deste resultado positivo, será empregue na requalificação das Galeras da Zona A e Zona B, que são património da A.C.D.Lisboa há 35 anos e que estavam totalmente danificadas e com sérios riscos de não circularem em breve, caso não se fizesse uma séria intervenção nas mesmas.

 

 

Deixamos o documento que foi apresentado em Assembleia Geral no dia 30 de Novembro de 2018 e que agora difundimos pelas restantes colectividades Associadas e Columbófilos em geral.