Notícias


FALECIMENTO DO SR. ALBERTINO MARCELINO VALENTIM 12/07/2020

Faleceu hoje o Sr. Albertino Marcelino Valentim, nascido em 15/06/1942, Residente no Concelho de Cascais, Diretor e Columbófilo Histórico da Coletividade da Costa do Sol, clube para o qual entrou como Associado em 1959 com apenas 17 anos de idade, foi inclusive Presidente desta Coletividade no anterior mandato terminado em 2018 e é atualmente Membro dos Órgãos Sociais da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa.

É portanto um de nós, um homem sério, integro, perspicaz, trabalhador, muito astuto na Columbofilia, foi “Mister” de muitas colónias de Pombos, gerindo com sucesso e alcançando títulos com todas elas, foi um predestinado.

 

Quando foi campeão em 1998 na Tabaqueira e na Alapraia o Sr. Hélder Correia comprou lhe todos os seus pombos e convidou-o para ele ir tratar dos mesmos, o convite foi aceite e em 1999 já estava formada esta dupla e em competição.

 

Em 2000 foram  campeões, tal como em 2001, 2002 e 2003. Num destes anos estava um automovel novo em folha em disputa para o campeão do Costa do Sol.

 

Em 2004 sai do Pombal do Sr. Hélder Correia e compete sozinho, novamente na sua casa e é campeão nessa mesma campanha.

 

Foi o responsável pelos sucessos da mais vencedora e marcante colónia de pombos da Costa do Sol, “Hélder Correia”, alcançando o titulo de Campeão Distrital de Fundo de Lisboa em 2002 com grande distinção.

 

Albertino Valentim, tem mais um record histórico, venceu o concurso Nacional de Barcelona em 1997, com a sua pomba 5562358/1995 foi constatada às 20h34m55s que percorreu 1033 kms até chegar a Cascais e foi o melhor tempo Nacional do Barcelona de 1997, logo pela manha seguinte recebeu mais 6 pombos dos 10 enviados, numa fita histórica que foi capa do Jornal do Mundo Columbofilo com o titulo "Quebra de Records".

 

Neste concurso foi encestar a Albergaria e os seus Pombos foram juntamente com os Pombos de Aveiro e Porto, porque Lisboa não tinha pombos suficientes, e há 23 anos atras provou que os pombos bons não são arrastados.

 

Os atuais Órgãos Sociais da Associação Columbófila do Distrito de Lisboa tiveram o prazer de Homenagear o Sr. Albertino Marcelino Valentim com o Prémio de Mérito e Carreira na Gala da ACDL em Dezembro de 2018, reconhecendo que se trata de uma pessoa, diretor e columbófilo impar na nossa historia Lisboeta.

 

 

 

O Corpo encontra-se no crematório de Alcabideche amanha dia 13 de Julho a partir das 15h00.

 

Realizar-se-á a Missa na terça-feira dia 14 de Julho pelas 13h30 e a cremação em seguida pelas 14h00.

 

 

À sua Esposa Maria do Carmo Valentim, seus Filhos, Noras e Netos, a Associação Columbófila do Distrito de Lisboa endereça as mais sentidas condolências.

 

 

 

Descansa em paz nosso Amigo, jamais serás esquecido.