Notícias


COMUNICADO - FPC 16-03-2020

COMUNICADO

SUSPENSÃO DE PROVAS E TREINOS

Tendo presente os últimos desenvolvimentos relativos à epidemia provocada pelo vírus SARS-CoV-2 (COVID-19) e considerando a enorme responsabilidade que, neste momento, sobre todos recai de contenção da sua propagação e de proteção da saúde de todos, atendendo às medidas que vêm sendo diariamente anunciadas pelo Governo, as quais, em alguns casos, causam restrições inultrapassáveis à prática da nossa modalidade, a Direção da Federação Portuguesa de Columbófila (FPC), após consulta e em decisão concertada com todas as Associações Columbófilas Distritais, comunica a decisão de suspensão temporária de todas as atividades desportivas columbófilas até ao dia 6 de abril de 2020, não se realizando, assim, treinos e provas de pombos-correio até ao referido dia. A situação será permanentemente acompanhada e as medidas reavaliadas sempre que necessário.

Durante estes últimos dias, a Direção da FPC tem recebido inúmeros contactos de columbófilos com sensibilidades diferentes quanto à decisão a tomar neste momento difícil, os quais agradecemos. Todas essas opiniões, sem exceção, foram devidamente ponderadas e tidas em conta na decisão tomada.

A Direção da FPC, conjuntamente com as Associações Columbófilas Distritais, continuará a acompanhar a situação do País, com vista à tomada de medidas consistentes com a evolução da situação provocada pelo COVID-19, sempre com um duplo intuito: assegurar, acima de tudo, a proteção da saúde de todos e minimizar os impactos da presente situação na atividade desportiva columbófila.

A Direção da FPC assume, ainda, o compromisso de manter os columbófilos permanentemente informados sobre ulteriores desenvolvimentos e medidas que possam vir a ser adotadas para minimizar o impacto destas restrições na vida dos columbófilos e da modalidade.

Coimbra, 16-03-2020

A Direção da FPC


Mérito e Carreira 2019 concedido ao Dr. José Francisco Cara Linda Coxo 09-02-2020

Ex. mos Senhores

A 47.ª Exposição Nacional e Pré – Ibérica de Columbofilia realizou-se de 9 a 12 de Janeiro de 2020, no Velódromo de Sangalhos.

Tradicionalmente, as exposições nacionais de columbofilia para além de envolverem uma importante componente da prática desportiva, constituem um ponto de encontro, de convívio social, de solidariedade recíproca na troca de experiências e conhecimentos entre milhares de columbófilos e simpatizantes da modalidade a que se associam as respetivas famílias.

Neste contexto, entendeu a Federação continuar a levar a cabo uma iniciativa que tem como objetivo homenagear, com carácter anual, no decurso da Exposição Nacional, um columbófilo, por cada uma das Associações, de forma a reconhecer e a premiar um percurso de vida dedicado à columbofilia.

Para este efeito foi criado um troféu específico com a designação “Mérito e Carreira”.

As Associações Distritais fizeram chegar à FPC, atempadamente, a respectiva identificação da personalidade escolhida acompanhada de algumas notas biográficas do homenageado.

Dada a importância do significado simbólico da iniciativa era suposto a presença do homenageado por nós indicado na cerimónia de entrega dos galardões “Mérito e Carreira”, atos que tiveram lugar no Velódromo de Sangalhos. Fomos informados pelo homernageado, que por motivos de força maior não seria possível estar presente.

A aceitação desta nomeação representou para nós, um enorme estímulo e motivo de orgulho.

O Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Évora

Francisco Ramalho

(Texto associado ao acto FPC)

(Anexo imagem da nomeação)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


Faleceu "Helder Pequito" 23-07-2019

FALECEU

 “HELDER PEQUITO”

 (1948-2019)

 

Faleceu um dos  GRANDES "PILARES" da Columbofilia do Distrito de Évora dos ultimos 50 anos, associado ás colectividades, Sociedade Columbófila Arraiolense, Sociedade Columbófila Eborense, Clube Columbófilo de Évora (Sócio Fundador), e ainda,  á Associação Columbófila do Distrito de Évora, assim como, á Federação Portuguesa de Columbófilia, nas quais desempenhou vários lugares nos Orgãos Sociais, contribuindo assim para o engrandecimento da Columbófilia no Distrito de Évora. O seu elevado empenho e grau de dedicação procederam ao reconhecimento de algumas das supra citadas instituições ao  merecido reconhecimento de "MÉRITO E CARREIRA". Particularmente irá para sempre ficar ligado aos atuais "Estatutos" da Associação Columbófila do Distrito de Évora, nos quais participou com o texto de introdução "Preâmbulo". 

A Associação Columbófila do Distrito de Évora, deixa aqui as sentidas condolências a toda a família do Sr. Helder Manuel Pequito.

A Direcção da Associação Columbófila do Distrito de Évora

Francisco Ramalho


Clássica do Sul 2019 29-04-2019
                                                      
 
                           

CLASSICA DO SUL 2019

ORGANIZAÇÃO ACD BEJA E ACD ÉVORA

04-05-2019

VALENCIA DEL CID

 

 

Prémios a Atribuir

 

Geral Columbófilo

(2 Pombos)

 

   ACD BEJA +ACD ÉVORA - Classificação Conjunta.

1º ao 20º Troféu + Faixa (1º, 2º e 3º)

 

Classificações por Pombo

ACD Beja /ACD Évora  Blocos

100 Chips

60 Chips

40 Chips

30 Chips

20 Chips

 

 Os prémios serão entregues na II Feira Ibérica de Columbófilia que se irá realizar nos dia 07 e 08 de Dezembro

 

 

 

 

 


Calendário de Provas 2019 23-01-2019

 

Foi nesta data publicado o calendário de Provas desta Associação para o ano de 2019.

Por favor consulte a secção "Calendário de Provas".

Cumprimentos,

António Pessoa


Faleceu "ALCINO DUARTE" 16-08-2018

FALECEU

 “ALCINO DUARTE”

 (1957-2018)

 

Faleceu o GRANDE AMIGO, COLUMBÓFILO e DIRIGENTE DA ACDÉVORA, Alcino António Fitas Duarte, deixando mais pobre a Columbófilia Alentejana.

A Associação Columbófila do Distrito de Évora, deixa aqui as sentidas condolências a toda a família do Alcino Duarte.

A Direcção da ACDÉvora

Francisco Ramalho


Congresso da FPC 23-06-2018

A todas as colectividades do Distrito
Ex.mos Senhores:

O Senhor Alfredo Latas, delegado ao Congresso da FPC em representação dos columbófilos, eleito no circulo eleitoral 3 (Sul), irá estar presente na próxima quarta-feira, 27 de Junho pelas 21 horas, na sede do Clube Columbófilo de Évora sito no Bairro Senhora da Saúde, na Rua de Mourão, nº 20 em Évora, os interessados em formalizar propostas para serem analisadas e posteriormente submetidas ao Congresso deverão comparecer no local supracitado.

Cumprimentos

            Évora, 22 de Junho de 2018                                                                                                        
O Presidente da Direcção da ACDÉvora

                   (Francisco Ramalho)


Campeonato do Mundo realizado em Taiwan 28-03-2018

É com muito orgulho que a Associação Columbófila do Distrito de Évora, saúda os concorrentes do Distrito, pelos excelentes resultados conquistados no Campeonato do Mundo realizado em Taiwan.

· 4º Classificado: Queijaria Cachopas com o pombo nº 7333753/17

· 5º Classificado: Asas de S. Julião com o pombo 7327501/17

A Direcção da ACDÉvora

(Francisco Ramalho)


Reforço de Anilhas Oficiais 2017 06-05-2017

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

Venho por este meio ALERTAR  todas as colectividades para:
Reforço de ANILHAS OFICIAIS 2017 a decorrer a partir de 2 de Maio.

As colectividades devem encaminhar o seu pedido para a Associação Columbófila do Distrito de Évora até ao dia 12 de Maio de 2017.
Associação Columbófila do Distrito de  Évora
Bairro Cruz da Picada Lote 25 – Cave
7000-772 Évora
Telef. – 966666378
acdevora@sapo.pt
ou
ant.pessoa@gmail.com
António Pessoa


Local de Solta da Prova 12-Valência del Cid-06/05/2017 02-05-2017
A todas as Colectividades;
(Mensagem do Coordenador do Conselho Técnico da Associação Columbófila do Distrito de Évora)

Boa tarde!
Tal como tinha sido divulgado na sexta feira, iamos esperar até hoje para ver se conseguimos autorização para soltar em Vinaros ou como alternativa Valencia del Cid. A agravar o facto de ontem ter sido feriado em Espanha hoje é feriado em Madrid. Não conseguimos até agora obter autorização para Vinaros e para não mantermos esse impasse optamos por marcar a solta para Valencia del Cid. Informem os colegas dos vossos clubes!
Roberto Letras

Alteração do local de solta para a prova 12-Soses 29-04-2017
Boa tarde caros Colegas Columbófilos.

A A.C.D. Évora ontem perto das 22h foi contactada pela FPC para nos informar que os certificados para Souses haviam sido bloqueados pela DGV Espanhola.

Para que as pessoas compreendam minimamente o que se está a passar vamos tentar fazer uma breve explicação:

Em Portugal houve 1 caso de gripe das aves, no Algarve, e gerou-se o alarido que todos nós sabemos, em Espanha houve mais de 100 casos de gripe das aves, em alguns casos a serem afectadas explorações de aves domesticas nomeadamente uma exploração de patos com mais de 17 mil (DEZASSETE MIL) a terem que ser todos abatidos.

Esse caso dos patos passou-se precisamente na província da Catalunha, província à qual pertence  Souses e Igualada.

Estes episódios de gripes das aves obrigaram à criação de equipas de vigilância que tinham como o objectivo certificarem-se que as normas de seguranças impostas pela UE são cumpridas.

As normas além de outras coisas obriga a que sejam mantidas em cativeiro todas as aves domesticas, que sejam definidas zonas de proibição de circulação de aves domesticas, obriga ao abate de todas as aves domesticas de explorações onde dê positivo para gripe das aves.

Os tais certificados necessários para podermos entrar em território espanhol foram emitidos no inicio da época à condição de serem reavaliados em  Maio (próximo da data da prova) neste momento e face a casos que surgiram alguns meses depois da data da emissão dos referidos certificados a Equipa responsável ainda não levantou as medidas de restrição e prevenção na província da Catalunha (uma das mais afectadas pela gripe das aves).

Imaginem o quanto estas medidas complicam a vida aos proprietários de explorações avícolas situados naquela província que além de não poderem vender tem que ter as aves encerradas, certamente não iam achar piada se vissem passar um camião cheio de pombos. 

Essas medidas de restrição e de prevenção podem até vir a ser levantadas brevemente, no entanto, neste momento são um impeditivo para a realização da nossa prova em Souses.

Tal facto obrigou-nos a procurar uma alternativa, e como tal fizemos o pedido à FPC que por sua vez irá na terça feira fazer o pedido aos serviços Espanhóis para nos deixarem soltar em Vinarós, quase no limite entre a província Valenciana e a da Catalunha.

Ontem o colega da A.C. D. Portalegre enviou fotos e coordenadas do local onde em 2015 soltamos em Vinarós e Terça Feira será efectuado esse pedido às autoridades Espanholas (segunda também é feriado em Espanha).

Como não podemos ficar sem um plano B foi feito também um pedido para Valencia del Cid e caso Vinarós seja chumbado temos como alternativa Valência que face às boas relações entre a FPC e a província Valenciana nada nos leva a crer que possam surgir problemas.

Decidimos que se até terça feira não houver autorização para Vinarós iremos adoptar em definitivo Valência del Cid porque não podemos manter o impasse durante muito tempo tendo em conta a necessária preparação dos pombos para o concurso.

Estou a escrever este e-mail por dois motivos:

1º  para terem conhecimento que não haverá Souses este ano e que a prova será Vinarós ou Valencia del Cid.

2º Porque não trabalhamos com secretismos, a informação que temos acesso é a informação que partilhamos convosco, a tarde de ontem foi complicada, a noite de hoje também, mas há sempre pessoas que gostam de dar a entender aos outros que sabem um segredo muito importante.... lamento tirar-vos o brinquedo, já toda a gente ficou a saber.

Não se esqueçam que unidos podemos salvar a columbofilia, de costas voltadas uns para os outros e a arranjar discussões constantemente só contribuímos para  o abandono uns os outros.

Boa sorte para amanhã

Roberto Letras
 

Alteração do local de Solta para a Prova 11 29-04-2017
(Citando a FPC)
Ex.mos Senhores
Sobre o assunto em epígrafe somos a informar, que hoje recebemos a comunicação  por parte da Direção Geral Alimentação Veterinária da impossibilidade de emitir os certificados para a solta a realizar na localidade de Casatejada face ao facto do código de autorização de solta se encontrar bloqueado.
Assim, solicita-se, que  com a máxima  urgência nos indiquem um local alternativo para se tentar obter os respectivos certificados.
Com os melhores cumprimentos
Esmeralda Duarte
 
Assim sendo,
No sentido de dar cumprimento ao impedimento do local de solta na localidade de Casa Tejada (Espanha) como expresso anteriormente pela FPC, vimos por este meio dar conhecimento do local de solta alternativo, Torralba de Oropesa (+20 Km que o previsto no Calendário Desportivo para 2017, mas na mesma linha de voo)) resultante das diligências tomadas entre o coordenador do Conselho Técnico da ACÉvora  e o Coordenador Área Desportiva da Federação  Portuguesa de Columbófilia.
Antóbio Pessoa

Segunda prova do Calendário Desportivo-2017 (Repetição) 30-03-2017
A ACDÉVORA informa que a segunda prova do campeonato (Siruela) que foi anulada por causa do mau tempo sera realizada no dia 8 de Abril com encestamento na sexta dia 7 de Abril no horario das provas de velocidade com encestamento na sexta à noite! Se tiverem duvidas contactem os elementos da Associaçao. 
Informem os outros colegas dos vossos clubes.
P´lo Coordenador do Conselho Técnico da Associação Columbófila do Distrito de Évoa
Roberto Letras

Classificações 2017 16-03-2017
Exmos Senhores
Em contactos permanentes com o Sr. Orlando Santos e com a colaboração das colectividades, informamos que estão disponiveis as Classificações Distritais das provas já realizadas no novo formato do "Columbófilia.net" para as Associações.
As provas 2017-1, 2017-101, 2017-201, 2017-3, 2017-103, 2017-203, assim como, os totais de concorrentes, já estão disponíveis (provisóriamente).
Agradecia que aferissem e se existirem anomalias, registem e encaminhem as mesmas por email para acdevora@sapo.pt.
Cumprimentos.
António Pessoa

Classificações 2017 12-03-2017

Exmos Senhores
Em contactos permanentes com o Sr. Realinho e com a colaboração das colectividades, estamos a trabalhar no sentido de tornar celere a publicação das Clasificações Distritais. Enquanto não está disponível o columbofilia.net, poderão acompanhar a evolução das Classificações Distritais pelos link(s) em anexo, já divulgados anteriormente.
As provas 2017-1, 2017-101, 2017-201, 2017-3, 2017-103 e 2017-203 já estão disponíveis (provisóriamente)
Agradecia que aferissem e se existirem anomalias, registem e encaminhem as mesmas por email para acdevora@sapo.pt.
Cumprimentos.
António Pessoa

 links:

http://www.sistemagpdoc.com/701evr17/index.php   - Columbófilo


Classificações 2017 28-02-2017

Exmos Senhores
Em contacto realizado com o Sr. Realinho e enquanto não está disponível o columbofilia.net, poderão acompanhar a evolução das Classificações Distritais pelos link(s) em anexo.
As provas 2017-1 e 2017-101 já estão disponíveis.
Agradecia que aferissem e se existirem anomalias, registem e encaminhem as mesmas por email para acdevora@sapo.pt.
Cumprimentos.
António Pessoa

 Boa tarde,

já se encontram online as classificações distritais de Évora - Columbófilos
Pode divulgar o link:
os outros links serão:
Pode já enviar dados desses programas para eu carregar e ver se importa tudo corretamente
cumprimentos,
António Realinho
POMOR,LDA.

Inscrição/Recordatória 43ª Exposição Distrital - Mora 08-12-2016

 

 43ª Exposição Distrital

 

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

Venho por este meio informar todas as colectividades interessadas na participação na 43ª Exposição Distrital que irá ocorrer no dia 17 de Dezembro de 2016, no Pavilhão Municipal de Exposições de Mora, que deverão proceder á inscrição dos pombos participantes nas respectivas classes/categorias, remetendo para a Associação até ao dia 12 de Dezembro os respectivos boletins dando cumprimento ao supracitado nos pontos 1. e 2. do regulamento de participação.

Alertamos para a recordatória emitida pela F.P.C.

“ RECORDATÓRIA

 

Ex.mos Senhores

 

Chamamos a atenção que para efeitos de participação nas exposições, dada a regulamentação internacional para a participação em exposições assim o obrigar, as classificações indicadas, quer na classe de sport, quer na classe de standard, deverão estar incluídas nos 20% dos pombos encestados para as respetivas provas, embora como é do conhecimento geral, para efeitos dos campeonatos sejam classificados 25% dos pombos encestados.”

 

 

 

Évora, 07 de Dezembro de 2016

 

O Presidente da Direcção

 

 

(Domingos Passinhas)


43ª Exposição Distrital 02-11-2016
A TODAS AS COLECTIVIDADES:
Ex.mos Senhores:
Vimos por este meio informar todas as colectividades, que a 43ª Exposição Distrital e Entrega de Prémios da Campanha Desportiva 2016 (Jantar) irá ocorrer no dia 17 de Dezembro de 2016, no Pavilhão Municipal de Exposições de Mora, a cargo da Sociedade Columbófila Morense com o apoio da Associação Columbófila do Distrito de Évora.
Mais informamos, que toda a documentação relacionada com o referido evento, irá sendo publicada oportunamente no site da Associação Columbófila do Distrito de Évora, na secção “Exposição Distrital”.
O Presidente da Direcção
(Domingos Passinhas)

Vacinação 2016 12-09-2016

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

Tal como em 2015, a Associação Columbófila do Distrito de Évora em contactos com a Federação Portuguesa de Columbofilia e o seu Médico Veterinário, irá colocar em prática mais uma vez o procedimento de aquisição, validação e autenticação do processo de vacinação de forma a dar cumprimento ao comunicado/esclarecimento da FPC de 8 de Setembro de 2016.
Assim, a ACDÉvora pretende criar uma uniformização, com a convicção que será do interesse de todos.
A Associação Columbófila do Distrito de Évora irá adquirir o nº. de doses previamente encomendadas á ACDÉvora pelas colectividades, em documento anexo no mail enviado, onde deve constar, a identificação da colectividade, nome do associado, respectiva nº de LD, e ainda  o n.º(Un) doses (200 ou 80) de forma, que no final do processo sejam emitidas individualmente as respectivas declarações do Médico Veterinário, anexa á lista dos pombos vacinados, devidamente carimbada e assinada pelo Médico Veterinário, que servirá de comprovativo, não sendo nesse caso, necessário apresentar a factura.

A vacina envolvida no processo será a:
NOBILIS PARAMIXO P201
 
HOMOLOGADA PELO ESTADO PORTUGUÊS, Segundo informação da D.G.A.V
 
Preços: 1 Un. de 200 doses : 49,00€ (IVA incluído)
                 1 Un. de  80 doses : 23,00€ (IVA incluído)
Prazo das encomendas: até 14 de Outubro 2016, para:
Associação Columbófila do Distrito de  Évora
Bairro Cruz da Picada Lote 25 – Cave
7000-772 Évora
Telef. – 966666378
acdevora@sapo.pt
 
Pagamento: no acto da encomenda.
Cumprimentos.
António Pessoa


Campeonatos Internacionais de Mira 13-07-2016

 

A Associação Columbófila do Distrito de Évora, saúda os concorrentes do Distrito, pelos excelentes resultados conquistados nos campeonatos Internacionais de Mira.

A Direcção da ACDÉvora

(Domingos Passinhas)


Final Campanha 2016 28-06-2016

A todas as Colectividades:

Em meu nome e em nome do Conselho Técnico da Associação Columbófila do Distrito de Évora quero agradecer publicamente a todos os que tornaram possível a publicação da Classificação Distrital Final antes das 00h00 do dia da última prova do Campeonato 2016. E a todos os que contribuíram de alguma forma para a concretização da CAMPANHA 2016.

         Ainda que ligeiramente incompleta no Pombo Às e nos Yarlings devido a problemas informáticos num clube ou dois, não foi possível a publicação destas classificações no próprio dia da prova mas acabaram por ser publicadas no dia seguinte (27-06-2016).

Estamos perante um feito inédito neste Distrito, não me lembro de terem sido publicadas as classificações Distrital Finais no próprio dia da última prova. Relembro que somos todos (Dirigentes da Associação e dos Clubes) amadores e que todo o tempo que dispomos em prol da columbofilia é tempo que roubamos à nossa vida pessoal.


         A todos os que graças ao seu esforço e dedicação abdicaram das suas vidas pessoais e de tratar dos seus pombos no dia da prova para efectuar a tempo e horas o processo classificativo nos seus clubes. Processo esse que apesar das novas tecnologias facilitarem bastante ainda é um pouco complexo e demorado. Quero agradecer a vossa paciência e disponibilidade para efectuar correções e reenviar dados, ainda que por vezes vos tenha sido pedido fora de horas. A todos vocês o nosso muito obrigado.


Obrigado ao Sr. António Realinho e ao Sr. Paulo Mota pela ajuda técnica que foi prestada muitas vezes a horas “improprias” para quem no dia seguinte tem que ir trabalhar. Obrigado pela dedicação e paciência que tiveram connosco.


Obrigado à equipa da Duodata pela colaboração, quer inicialmente ao nível da correcção de algumas coordenadas quer mais tarde na coordenação com a Pomor na publicação de classificações segundo os parâmetros que a ACDE definiu.


À parte do Processo Classificativo queria também agradecer aos Homens que abdicaram da sua vida familiar todos os fins-de-semana para conduzirem com zelo os carros da Associação ao longo destas 22 semanas, Obrigado por serem os nossos olhos na hora da decisão. Não nos podemos esquecer que muitos de nós não o fazia a troco de dinheiro nenhum.


Obrigado ao Capitão Garrido, nas horas de “aperto” foi incansável na análise dos dados que tinha à mão na tentativa de encontrarmos a melhor solução para os nossos pombos, obrigado pela paciência que teve ao longo destas 22 semanas, para além da meteorologia ainda tem que dar apoio na tentativa de saber as horas a que os outros vão soltar para evitar “misturas”.


Obrigado Almerindo Mota, obrigado pela ajuda e por ter assumido a responsabilidade quando foi preciso na defesa dos pombos do nosso distrito.


A toda a estrutura Federativa pelo apoio que nos deram semana após semana na resolução dos problemas que nos iam surgindo e que sem a vossa colaboração muitas vezes tinha sido impossível resolver.


Finalmente, mas não menos importante, pelo contrário para que fique na “retina”, muito Obrigado Sr. António Pessoa, tudo isto que o Sr. António fez é muito mais do que aquilo que lhe foi pedido no início da época. Não apenas ao nível do exaustivo processo classificativo que o obrigou a muitas horas sem dormir, pelos telefonemas a relembrar alguns “distraídos” que não enviavam os dados a tempo e horas, mas também na organização documental e tratamento da informação relacionada com as inscrições semana após semana, pelo apoio nas Exposições quer Distritais quer na Nacional de Reguengos. Obrigado também pela sua constante disponibilidade para apoiar a Direcção e o Conselho Técnico sempre que foi necessário.

 

CAPÍTULO VIII

CLASSIFICAÇÃO

ARTIGO 73º

 “Todos os concorrentes têm o direito de verificar, por si ou por pessoa idónea que o faça a seu pedido, devidamente credenciada, os elementos de classificação.

No caso de verificarem irregularidade, deverão no prazo de oito dias, contados a partir da afixação dos resultados, solicitar por escrito à organização responsável pela classificação, a revisão da mesma, fundamentando convenientemente a sua reclamação.

No caso de não serem atendidos, terão o direito de recorrer utilizando as respectivas vias hierárquicas, no prazo de oito dias após a notificação.”

ARTIGO 76º

 “A sessão de distribuição de prémios deverá ocorrer até ao final do ano civil em que se disputaram as provas, após prévia homologação de todos os resultados desportivos.

§ Único – Consideram-se homologados os resultados quinze dias após a afixação dos resultados finais, sempre que não exista qualquer reclamação ou processo pendente.”


Regulamentarmente teriam que reclamar até dia 5 de Julho, a ACDE dá ATÉ AO DIA 10 DE JULHO DE 2016 para efectuarem reclamações de algumas situações menos correctas que possam vir a ser detectadas.


Regulamentarmente no dia 13 de Julho as classificações, caso não haja reclamações, eram consideradas homologadas. Para podermos fazer algumas correcções de reclamações de última hora e para os columbófilos poderem também ter tempo para verificar essas correcções,  se não houver mais reclamações as classificações serão consideradas DEFINITIVAS no dia 20 de Julho de 2016.

 

Os melhores cumprimentos,

 

Roberto Letras

Presidente do Conselho Técnico da A.C.D. Évora.


Classificações Distritais 24-06-2016

A todas as Colectividades:

Agradecemos a todas as Colectividades que na próxima prova (18 Almaden II), reencamihem para ACDÉvora os dados classificativos com a alguma brevidade em todos os Campeonatos (Concorrentes, Pombo Ás e Yearlings).

António Pessoa


Anilhas Oficiais 2016 24-06-2016

A todas as Colectividades:

A FPC poderá disponibilizar entre 12 e 15 de Julho algumas Anilhas Oficiais a titulo de "Adicional Extraordinário", assim sendo, as colectividades que pretendam requisitar anilhas deverão reencaminhar o número pretendido á ACDÉvora até 25 de Junho ás 22.00 Horas.

Nota: O n.º de Anilhas a distribuir poderá estar sujeito a rateio.

António Pessoa


Distribuição de Pombos/Caixa para a Prova 18-Almaden II 24-06-2016

A todas as colectividades:

A ACDÉvora recomenda que a distribuição dos Pombos/Caixa deverá ter como máximo 30, assim sendo, as colectividades deverão efectuar a respectiva distribuição.

Será reencaminhado, logo que oportuno o quadro de distribuição recomendado.

Nota: Algum acréscimo no n.º de caixas não implicará custos ás colectividades.

António Pessoa


Alteração do Horário de Recolha para a Prova 18 - Almaden II 24-06-2016

A todas as Colectividades:

vimos por este meio informar que o Horário de Recolha para a Prova 18 - Almaden II, far-se-á uma (1) Hora mais tarde que o previsto no programa inicial de recolhas.

As colectividades deverão ajustar os encestamentos de forma a não prejudicar o circuito/horário de recolha.

António Pessoa


Valencia Del Cid II 06-06-2016
A todas as colectividades:
No sentido de dar cumprimento ao solicitado pela FPC, agradecemos a todas as colectividades que reencaminhem para a ACDEvora até á 18.00 Horas de Quarta -Feira dia 08 de Junho, a vossa actualização do n.º de pombos (extra inscrição inicial) a enviar á prova de Valência Del Cid II (Nacional) a realizar no próximo dia 18 de Junho de 2016.
Cumps.
António Pessoa

Valência del Cid I (Nacional) 17-05-2016

Alteração do Horário de Encestamento

 

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

Venho por este meio informar todas as colectividades que o Horário de Recolha dos pombos para a Prova de Valência del Cid I, se realizará uma hora mais tarde que o horário inicialmente previsto para as provas de fundo, em todas as colectividades ou locais de concentração.

Informamos ainda, que todas as colectividades devem proceder á entrega de um original do boletim de encestamento de cada concorrente ao motorista presente na recolha dos pombos.

António Pessoa


ALERTAS URGENTES 04-05-2016

ALERTAS URGENTES

 

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

Devem verificar os e-mails enviados pela ACDÉvora, nomeadamente o Comunicado referente á 1ª Prova Nacional (Valência Del Cid), e ainda, as Alterações dos locais de Solta.

António Pessoa


Faleceu o "DOMINGOS SOUSA" 16-04-2016

FALECEU

 “DOMINGOS SOUSA”

 (1966-2016)

 

A Columbófilia Alentejana ficou mais pobre, faleceu o GRANDE AMIGO E COLUMBÓFILO, Domingos José da Conceição Sousa, vitima de doença prolongada.

A Associação Columbófila do Distrito de Évora, deixa aqui as sentidas condolências a toda a família do Domingos Sousa.

A Direcção da ACDÉvora

 

(Domingos Passinhas)


Video da Solta de Requena 14-04-2016

 

Video da Solta de Requena


Videos de Soltas 2016 25-03-2016

A todas as colectividades:

Casas de Don Pedro II

Carrion de la Calatrava I


Carrion de la Calatrava II


Quadro Resumo Prova 2 - Casas D. Pedro -Colectividades/Caixas/Pombos/Carros 04-03-2016
Camião Renault      Max: 176 Tractor Renault+Galera Max: 260
Colectividades Velocidade Extras Inscrição T O T A I S
PROVA 2 (CASAS D. PEDRO) Pombos Caixas Pombos Caixas Pombos Caixas
Pombos Caixas Pombos Caixas
Sociedade Columbófila Eborense 330 10   210 6   540 16       540 16
     
Sociedade Columbófila Alandroalense 285 9   105 3   390 12       390 12
     
Sociedade Columbófila Arraiolense     730 21   102 3   832 24   832 24    
     
Clube Columbófilo de Évora                  725 21   385 11   1.110 32       1.110 32
     
Sociedade Columbofila Cabeçanense 315 9   280 8   595 17   595 17    
     
Associação Columbofila Corvalense     670 19   140 4   810 24       810 24
     
Sociedade Columbófila Montemorense 290 9         290 9   290 9    
     
Clube Columbófilo Padre Manuel Lima 620 18   105 3   725 21       725 21
     
Sociedade Columbofila Morense 460 14   35 1   495 15   495 15    
     
Clube Columbófilo de Portel 185 6   175 5   360 11       360 11
     
Sociedade Columbofila Asas Redondenses 565 17   95 2   660 19       660 19
     
Grupo Columbófilo Albino Fialho   530 16   140 4   670 20       670 20
     
SOCIEDADE COLUMBOFILA CALIPOLENSE   235 7         235 7       235 7
     
Clube Columbófilo Vendas Novas     410 12         410 12   410 12    
     
Socidade Columbófila Rainha Santa Isabel 1275 37   365 10   1.640 47   1.640 47    
     
Sociedade Columbumbofila Flor do Alentejo 375 11   290 8   665 19   665 19    
TOTAIS     8000 236   2427 68   10427 305   4927 143 5500 162

António Pessoa


Quadro Resumo Colectividades/Pombos/Caixas/Carros 25-02-2016
 

      Camião

      Renault 

      Max:176

     Tractor

Renault+Galera

     Max: 264

Colectividades      Velocidade       Extras  Inscrição     T O T A I S
PROVA 1 (CASAS D. PEDRO) Pombos  Caixas Pombos Caixas Pombos Caixas
Pombos Caixas Pombos Caixas
Sociedade ColumbófilaEborense 330 10         330 10       330 10
     
SociedadeColumbófilaAlandroalense 285 9         285 9       285 9
     
  Sociedade Columbófila Arraiolense 730 21   52 2   782 23   782 23    
     
ClubeColumbófilodeÉvora       725 21   140 4   865 25       865 25
     
  Sociedade Columbofila Cabeçanense 315 9   175 5   490 14   490 14    
     
Associação Columbofila Corvalense   670 19   35 1   705 21       705 21
     
  Sociedade Columbófila Montemorense       290 9         290 9   290 9    
     
Clube Columbófilo Padre Manuel Lima  620 18   130 4   750 22       750 22
     
  Sociedade Columbofila Morense 460 14         460 14   460 14    
     
Clube Columbófilo de Portel 185 6         185 6       185 6
     
SociedadeColumbofilaAsasRedondenses 565 17   79 2   644 19       644 19
     
Grupo Columbófilo Albino Fialho   530 16         530 16       530 16
     
SOCIEDADECOLUMBOFILACALIPOLENSE      235 7         235 7       235 7
     
  Clube Columbófilo Vendas Novas 410 12         410 12   410 12    
     
  Socidade Columbófila Rainha Santa Isabel  1275 37   185 5   1.460 42   1.460 42    
     
SociedadeColumbumbofilaFlordoAlentejo 375 11   210 6   585 17   585 17    
TOTAIS     8000 236   1006 29   9006 266   4477 131 4529 135

António Pessoa


Normas para Campanha 2016 24-02-2016

Normas da Campanha

- Limites do Campeonato do Columbofilo:

- Velocidade – 25;   - Meio Fundo – 25;  - Fundo – 15;    - Yarlings - 25

- Limites do campeonato do Pombo – 130

Inscrições semanais – Velocidade e Meio Fundo

 Ninguém pode inscrever pombos para o pombo ÀS se não tiver nenhum pombo inscrito inicialmente nestas especialidades.

-Exemplo de um columbófilo que tenha 20 pombos inscritos para Velocidade ou Meio Fundo e na semana que antecede o concurso inscreve mais 20 pombos:

                Correcto:

                               Columbófilo – 20
                                Pombos ÀS – 20
                                           Total = 40

                Errado:

Columbófilo – 25
 Pombo ÀS – 15
             Total = 40

Inscrições semanais – Fundo

Ninguém pode inscrever pombos para o pombo ÀS se não tiver no mínimo 5 pombos inscritos nesta especialidade, excepto nas Provas Nacionais de Valencia del Cid que todos os columbófilos podem enviar pombos, no entanto os columbófilos que não tenham os 5 pombos inscritos de inicio as suas classificações nas Nacionais apenas contam para a F.P.C. e são excluídas das classificações Distritais.

-Exemplo de um columbófilo que tenha 10 pombos inscritos para Fundo e na semana que antecede o concurso inscreve mais 10 pombos:

                Correcto:

                               Columbófilo – 15
                         Pombos ÀS – 5
                                  Total = 20

                Errado:

Columbófilo – 10
  Pombo ÀS – 10
           Total = 20

Campeonato de Yarlings

O Campeonato de Yarlings é disputado de duas Formas:

- Campeonato do Columbófilo

                - Campeonato do Pombo

Campeonato do Columbófilo – 25 pombos nas 3 especialidades

Se um columbófilo na sua equipa principal encestar 4 yarlings terá que fazer mais um encestamento até um máximo de 21 yarlings (os dois somados (pombos de 2015 na equipa principal + pombos de 2015 encestados nos yarlings) nunca poderá ser superior a 25 na Velocidade e Meio Fundo e 15 no Fundo)….. Se o mesmo columbófilo mandar mais de 25 yarlings terá que fazer um terceiro encestamento onde encestará esses borrachos mais os adultos (se os mandar) para o campeonato do pombo ÀS.

Esta Classificação será tirada do Programa dos Yarlings.

Campeonato do Pombo – 130 pombos nas 3 especialidades

Contam todos os yarlings encestados na equipa principal + todos os borrachos encestados nos Yarlings (os dois somados nunca poderá ser superior a 25) + todos os yarlings encestados no POMBO ÀS, resumindo para o campeonato do pombo Yarling contam todos os pombos de 2015 enviados às prova, nas 3 especialidades.

Esta Classificação será tirada do Programa do Pombos ÀS e não no programa dos Yarlings

DIVERSOS

- O regulamento Desportivo da F.P.C. é para ser cumprido na íntegra, ainda assim há alguns pontos que convém lembar:

- Os columbófilos não podem encestar os seus próprios pombos.

- As entradas Eletrónicas tem que ser OBRIGATÓRIAMENTE acertadas por relógio padrão ligado directamente às máquinas e não por acerto manual.

- Aguardamos na Associação

- Listagem com Nome Sócio / Marca de Entrada Eletrónica

- Listagem com o número dos relógios Padrão e respectivas marcas

- Os Horários de recolha dos pombos é para ser cumprido, os motoristas tem ordens para seguir para a próxima coletividade no caso de chegarem a algum clube e os pombos não estiverem prontos a ser carregados. Eventuais atrasos tem que ser justificados (agradeço que liguem ao Presidente da ACDE) antes do carro chegar, ele decidirá se é credível ou não a justificação e se o carro espera ou segue.

- No Inicio da época os atrasos são frequentes, os encestamentos é que devem começar mais cedo e não os motoristas a terem que esperar pelo atraso nos encestamentos, peço uma especial atenção para o primeiro encestamento e para todos os que são durante a semana.

- Lembramos que à semelhança do ano passado, a alimentação dos pombos de fundo está a cargo de cada colectividade.

- Todos os representantes dos conselhos técnicos foram convocados para estar presentes na sede da A.C.D. Évora onde o Sr. António Realinho explicou como seriam feitas as Classificações, muitos houve que não acharam importante estar presentes, ainda assim se tiverem dificuldades na realização das classificações preferimos que nos liguem e que não deixem atrasar o processo, não cometam dois erros, o de não ter ido à reunião e o de atrasarem as classificações.

Relembramos que os sócios da FPC são as Associações, os sócios das Associações são os Clubes, os sócios dos Clubes somos todos nós os columbófilos. Esta é a ordem hierárquica em que tudo funciona tanto reclamações como penalizações.

Sempre que seja detectada alguma irregularidade e esta chegue à Associação (é sinal que o clube não resolveu) tudo faremos para que a mesma não chegue à FPC nem que para isso tenhamos que penalizar o nosso sócio (o Clube). Para bem de todos tentem cumprir na íntegra o RDN, vamos evitar ao máximo desclassificações e dar a este desporto a credibilidade que tanto merece.

Boa campanha para todos 

Os melhores cumprimentos 

O Conselho Técnico

 Roberto Letras

 

 


Requisição Semanal de Pombos/Caixas Extras 22-02-2016

 A TODAS AS COLECTIVIDADES:

Tal como divulgado anteriormente a ACDÉvora informa todas as colectividades interessadas em enviar pombos/caixas extras á prova de Casas D. Pedro do próximo Sábado, que devem proceder á respectiva requisição por intermédio do ficheiro “Excel/Inscrição Semanal” preenchendo a Coluna V3 e encaminhar para a ACDÉvora até ás 22.00 de Terça-Feira dia 23-02-2016.

António Pessoa

 


Importação do Recenseamento 2016 17-02-2016

A todas as colectividades:
Publico esta informação e recomendo que procedam em conformidade com o sublinhado.
Cumps.
António Pessoa
 


Citando a POMOR (António Realinho)

(.......)
 
Executadas as opções descritas, agradece-se informação aos clubes para que executem a opção "Pombos> Importação de Pombos" seleccionando o iten "Internet".
 
Recomendação da FPC:
"Uma vez que ainda se verificam diariamente muitas rectificações de coordenadas, recomendamos que os dados sejam frequentemente actualizados por parte das Associações e Colectividades, a fim de garantir o máximo rigor aos resultados desportivos."
 
Em caso de duvida, não hesitem em contactar-nos para:
    Paulo Mota (919 041 145)
    António Realinho (914 604 382)
 
Cumprimentos,
 
POMOR - Software de Gestão, Lda.


Manutenção de Horários 15-02-2016

 

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

Venho por este meio informar todas as colectividades que o Horário de Recolha dos pombos para o treino de Domingo/21 de Fevereiro (Don Benito), se realiza sábado, nos mesmos horários do último treino (passado Domingo), em todas as colectividades.

António Pessoa


Alteração do Local de Solta para Segunda-Feira 29-01-2016

A todas as Colectividades,

Na continuação das noticias  anteriormente publicadas, a ACDÉvora informa que o local de solta para o treino a realizar na próxima segunda-feira dia 01 de Fevereiro será Castelo Branco, numa zona, fora das "zonas de risco", com soltas por zonas (Este/Oeste) em horários diferentes. Os horários de recolha dos pombos nas colectividades será o comunicado anteriormente. 

António Pessoa


Comunicado do Coordenador do CT da ACDÉvora 29-01-2016
Boa tarde, junto enviamos o local onde iremos soltar na segunda feira.

Queria aproveitar para manifestar o nosso descontentamento face há alteração que nos estão a obrigar a fazer.

É inadmissível que uma semana antes um clube da nossa associação tenha recebido as autorizações para soltar em território Espanhol e uma semana depois, para o mesmo local, em cima da hora nos tenham feito passar por uma alteração deste género.

Não estamos com isto a atribuir as culpas à FPC uma vez que desconhecemos quem causou todo este problema, só queremos manifestar o nosso desagrado.

Há 3 anos que começamos sempre a campanha da mesma forma, sempre na incerteza de receber as autorizações.

Não deveria o processo começar a ser tratado com maior antecedência?

O problema não é apenas a alteração logística mas também a alteração da linha de voo dos primeiros treinos para milhares de pombos que somos obrigados a alterar de Este para Norte de uma semana para outra e provavelmente na próxima novamente de Norte para Este.

A Associação Columbófila do Distrito de Évora, ao contrário de outras Associações, não tem uma estrutura profissional mas tenta ao máximo cumprir com todos os prazos que a FPC nos impõe, algumas vezes(poucas) não cumprimos por razões que nos ultrapassam mas na generalidade das vezes somos cumpridores, tudo isto para dizer que temos o calendário desportivo para 2016 feito e enviado para a FPC desde 31/05/2015 ( 8 meses) e mais ou menos há 10 anos que iniciamos a campanha no mesmo fim de semana.

Esta é uma situação que vai causar prejuízos materiais à ACDE porque serão certamente muitos os columbófilos que não vão querer sujeitar os seus pombos a uma alteração destas no inicio da campanha (o que é perfeitamente compreensível). 

Mais uma vez é de lamentar que ano após ano esta situação se repita.


Os melhores cumprimentos,

Roberto Letras
Presidente do Conselho Técnico da Associação Columbófila do Distrito de Évora

Circular da Federação enviado á ACDÉvora 29-01-2016
(Circular da FPC recebida hoje 29-01-2016)
".........
Ex. mos Senhores
 
Encarregou-me  o Coordenador da área desportiva da FPC de informar, que apesar das diversas diligências efectuadas por parte da Federação Portuguesa de Columbofilia e Real Federação Columbofila  Espanola,  não foram conseguidas as autorizações de solta por parte das Entidades Oficiais Espanholas.
Assim, a solta prevista para o dia 30 de Janeiro na localidade de Jerez de Caballeros  e no dia 1 de Fevereiro nas localidades de Lobon, Santa Amália e Caceres, ficam sem efeito .
 
Solicita-se, ás  Associações, que pretendam realizar os treinos em território nacional, que seja comunicado mesma via a localidade onde pretendem efectuar a solta tendo  em atenção as zonas de risco previstas no anexo I aviso nº 7 de 31 de Dezembro de 2015.
 

Agradecemos a vossa melhor atenção em relação à situação exposta e o rigoroso cumprimento das determinações legais em vigor

 

Com os melhores cumprimentos

Esmeralda Duarte

(A. Administrativa)              ........"


Total de Inscrições 27-01-2016

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Colectividades

 

Treinos

 

Velocidade

 

Meio-Fundo

 

Fundo

 

 

Pombos

Caixas

 

Pombos

Caixas

 

Pombos

Caixas

 

Pombos

Caixas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade Columbófila Eborense                  

820

 23

 

330

10

 

250

9

 

88

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade Columbófila Alandroalense          

455

13

 

285

9

 

193

7

 

46

2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade Columbófila Arraiolense

 

1105

31

 

730

21

 

530

18

 

121

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clube Columbófilo de Évora                          

1430

40

 

725

21

 

625

21

 

156

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade Columbofila Cabeçanense           

910

26

 

315

9

 

300

10

 

116

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Associação Columbofila Corvalense

 

1274

36

 

670

19

 

483

16

 

165

7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade Columbófila Montemorense        

550

16

 

290

9

 

195

7

 

55

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clube Columbófilo Padre Manuel Lima         

1295

37

 

620

18

 

500

17

 

115

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade Columbofila Morense                   

690

20

 

460

14

 

345

12

 

101

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clube Columbófilo de Portel                          

685

20

 

185

6

 

165

6

 

60

3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade Columbofila Asas Redondenses  

785

23

 

590

17

 

391

14

 

120

5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Grupo Columbófilo Albino Fialho

 

1005

29

 

530

16

 

470

16

 

150

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade Columbofila Calipolense

400

12

 

235

7

 

180

6

 

21

1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Clube Columbófilo Vendas Novas

 

700

20

 

410

12

 

265

9

 

80

4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Socidade Columbófila Rainha Santa Isabel   

1790

52

 

1275

37

 

789

27

 

257

11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sociedade Columbófila Flor Alentejo       

790

23

 

375

11

 

390

13

 

130

6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

TOTAIS

 

14684

421

 

8025

236

 

6071

208

 

1781

79


Horários de Recolha Provas de Fundo 26-01-2016

HORÁRIO DE RECOLHA CONCURSOS DE FUNDO

                                                 Carro 2 - Trator Renault + Galera

 

Coletividades

Local de carga /

Horário de recolha

 

 

Vendas Novas e Montemor

Montemor / 20.00

Reguengos e S. P. Corval, levam a S. Manços

S. Manços / 21.30

Portel e Monte do Trigo, levam a S. Manços

S. Manços / 21.30

C. C. Évora e S.C. Eborense, levam ao Maré

Maré / 22.00

Arraiolos

Arraiolos / 22.30

Vimieiro

Vimieiro / 23.00

Cabeção e Mora, levam ao Vimieiro

Vimieiro / 23.00

Redondo, Alandroal e Vila Viçosa, levam a Estremoz

Estremoz / 23.30

Estremoz

Estremoz / 23.30

 

Em relação aos pombos a enviar nas provas de fundo, além dos pré-inscritos, todas as Coletividades deverão encaminhar para a Associação até à Segunda-feira que antecede a prova, a lista actualizada do total pretendido (lista enviada anteriormente a todas as colectividades, Ficheiro Excel), posteriormente, de acordo com a referida inscrição a Associação informará todas as colectividades do número de caixas correspondente.

 

Nota: Alertamos que o número de pombos por caixa deverá cumprir o determinado no Regulamento Desportivo Nacional para as provas de Fundo.


Horário de Recolha para Concursos - Tractor Renault+Galera 26-01-2016

A TODAS AS COLETIVIDADES

 

Vamos iniciar mais uma Campanha Desportiva, assim sendo, alertamos para a necessidade do cumprimento rigoroso de algumas regras:

 

- Todos os horários abaixo mencionados, serão impreterivelmente da saída dos carros das coletividades já carregados;

 

- Alertamos para o estado conservação e bom funcionamento das caixas, de forma a evitar possíveis fugas e que permitam a operacionalidade necessária no momento da solta.

 

- As caixas devem estar devidamente identificadas com o nome da Coletividade correspondente;

 

- Nos encestamentos a realizar à sexta-feira pede-se o máximo rigor no cumprimento dos horários, para permitir que os pombos possam realizar o percurso até ao local de solta e aí poderem descansar o máximo de tempo possível, até á hora de solta.

 

- Se o carro chegar às coletividades e estas não tenham os seus pombos prontos a carregar por algum motivo que não seja de força maior (justificável), o carro deverá continuar o seu percurso normal, ficando a responsabilidade do transporte até ao local de carga mais próximo a cargo dessa coletividade.

 

        HORÁRIOS DE RECOLHA

        Carro 2 - Trator Renault + Galera Grande

        Velocidade e Meio-Fundo – Provas ao Sábado

        (encestamento sexta á noite)

S. C. Eborense (leva ao Maré)

19.45 (Maré)

C.C.Évora (leva ao Maré)

19.45 (Maré)

Portel e M. do Trigo (levam a S. Manços)

20.30 (S. Manços)

Reguengos

21.30

S. P. do Corval (leva a Reguengos)

21.30 (Reguengos)

Redondo

22.15

Alandroal

22.45

Vila Viçosa

23.15

 

 

       Velocidade - Provas ao Domingo

       (encestamento sábado à tarde)

Eborense

18.00

C.C.Évora

18.30

Monte Trigo

19.15

Portel

19.45

Monte Trigo

19.15

S. P. do Corval

20.30

Reguengos

21.00

Redondo

21.45

Alandroal

22.15

Vila Viçosa

22.45

             

        Meio Fundo - Provas ao Domingo

        (encestamento sábado à tarde)

Eborense

14.00

C.C.Évora

14.30

Monte Trigo

15.10

Portel

15.40

S. P. do Corval

16.15

Reguengos

16.45

Redondo

17.30

Alandroal

18.00

Vila Viçosa

18.30

 

† Vila Viçosa – Recebe Transbordo

             

 

 


Horário de Recolha para Concursos - Camion Renault 26-01-2016

A TODAS AS COLETIVIDADES

 

Vamos iniciar mais uma Campanha Desportiva, assim sendo, alertamos para a necessidade do cumprimento rigoroso de algumas regras:

 

- Todos os horários abaixo mencionados, serão impreterivelmente da saída dos carros das coletividades já carregados;

 

- Alertamos para o estado conservação e bom funcionamento das caixas, de forma a evitar possíveis fugas e que permitam a operacionalidade necessária no momento da solta.

 

- As caixas devem estar devidamente identificadas com o nome da Coletividade correspondente;

 

- Nos encestamentos a realizar à sexta-feira pede-se o máximo rigor no cumprimento dos horários, para permitir que os pombos possam realizar o percurso até ao local de solta e aí poderem descansar o máximo de tempo possível, até á hora de solta.

 

- Se o carro chegar às coletividades e estas não tenham os seus pombos prontos a carregar por algum motivo que não seja de força maior (justificável), o carro deverá continuar o seu percurso normal, ficando a responsabilidade do transporte até ao local de carga mais próximo a cargo dessa coletividade.

 

HORÁRIOS DE RECOLHA

Carro 1 - Camion Renault

Velocidade e Meio-Fundo – Provas ao Sábado

(encestamento sexta á noite)

 

V. Novas

19.30

Montemor

20.00

Mora

20.45

Cabeção

21.15

Arraiolos

22.00

Vimieiro

22.30

Estremoz

23.15

 

 

 Velocidade - Provas ao Domingo

(encestamento sábado à tarde)

V. Novas

18.00

Montemor

18.40

Mora

19.40

Cabeção

20.15

Arraiolos

21.00

Vimieiro

21.35

Estremoz

22.15

 

Meio Fundo - Provas ao Domingo

(encestamento sábado à tarde)

V. Novas

14.00

Montemor

14.40

Mora

15.40

Cabeção

16.15

Arraiolos

17.15

Vimieiro

17.45

Estremoz (e segue para V. Viçosa)

18.30

 


Horário de Recolha do Trator Renault + Galera 26-01-2016

HORÁRIOS DE RECOLHA PARA OS TREINOS DA ASSOCIAÇÃO

 

 

 

1º, 2º e 3º Treino - Encestamento ao Domingo.

 

4º Treino - Encestamento ao Sábado no Horário do Encestamento á Sexta-Feira para as Provas de Velocidade a realizar ao Sábado.

 

 

 

Carro 2 - Trator Renault + Galera

 

(O carro inicia o percurso em Reguengos de Monsaraz onde permanece durante a semana)

 

 

 

São Pedro do Corval

18.00 h *

Reguengos

18.40 h *

Portel (via Amieira)

19.30 h *

Monte do Trigo

20.15 h *

Redondo

21.15 h *

Alandroal

21.45h *

V. Viçosa

22.30h *

Estremoz (carrega pombos do Vimieiro)

22.45h *

Estremoz (carrega pombos de Estremoz)

23.00h *

 

 

 

(*) Os horários referem-se à hora de saída do carro das Coletividades já carregado.

 

Nota: Todas as caixas devem estar devidamente identificadas com o nome da Coletividade

 


Horário de Recolha dos Treinos - Camion Renault 26-01-2016

HORÁRIOS DE RECOLHA PARA OS TREINOS DA ASSOCIAÇÃO

 

 

 

1º, 2º e 3º Treino - Encestamento ao Domingo.

 

4º Treino - Encestamento ao Sábado no Horário do Encestamento á Sexta- 

                   Feira para as Provas de Velocidade a realizar ao Sábado.

 

 

 

Carro 1 - Camion Renault

 

 

V. Novas

18.00 h *

Montemor

18.45 h *

Mora

19.45 h *

Cabeção

20.15 h *

Arraiolos

21.00 h *

Eborense

21.35 h *

C.C.Évora

22.15 h *

 

 

 

(*) Os horários referem-se à hora de saída do carro das Coletividades já carregado.

 

Nota: Todas as caixas devem estar devidamente identificadas com o nome da Coletividade

 

 

 

 


Entrega de Prémios 08-01-2016

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

Informam-se os 10º(s) primeiros Classificados (Geral) das Zonas Este e Oeste, que a ACDE irá proceder a entrega de Prémios da Campanha Desportiva de 2015, no próximo domingo dia 10 de Janeiro de 2016 pelas 12.00 horas, no decorrer da 43ª Exposição Nacional, no Parque de Feiras e Exposições, Pavilhão Guadiana  em Reguengos de Monsaraz.

António Pessoa


Selecção de Pombos do Distrito de Évora 26-12-2015

43ª EXPOSIÇÃO NACIONAL

Pombos apurados

 

ACD ÉVORA

SPORT

Pombo

Proprietário

Lic. Fed

SPORT VELOCIDADE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SPORT MEIO FUNDO

1504239/2011

Jorge Barona

1706

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SPORT FUNDO

353896/2010

Francisco Godinho

15787

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SPORT ABSOLUTA

2378794/2012

Joaquim Cravo & José Frade

42688

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SPORT MARATONA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

43ª EXPOSIÇÃO NACIONAL

Pombos apurados

 

ACD ÉVORA

SPORT

Pombo

Proprietário

Lic. Fed

SPORT BORRACHOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SPORT YEARLINGS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SPORT ADULTOS

3287095/2013

Voadores da Farrapa

48335

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

43ª EXPOSIÇÃO NACIONAL

Pombos Apurados

 

ACD ÉVORA

STANDARD

Pombo

Proprietário

Lic. Fed

BORRACHOS FÊMEAS

5344023/2015

Asas de Estremoz "ST"

54608

5344117/2015

Asas de Estremoz "ST"

54608

5345337/2015

Guilherme Santos

12321

5335764/2015

António José C. Cara Linda

1649

5344022/2015

Asas de Estremoz "ST"

54608

BORRACHOS MACHOS

5344116/2015

Asas de Estremoz "ST"

54608

5344111/2015

Asas de Estremoz "ST"

54608

5344112/2015

Asas de Estremoz "ST"

54608

5344107/2015

Asas de Estremoz "ST"

54608

5344021/2015

Asas de Estremoz "ST"

54608

BORRACHOS IBÉRICOS FÊMEAS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BORRACHOS IBÉRICOS MACHOS

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

43ª EXPOSIÇÃO NACIONAL

Pombos apurados

 

ACD ÉVORA

STANDARD

Pombo

Proprietário

Lic. Fed

LIVRES FÊMEAS

3277060/2013

Pedro Margalho

32026

3277031/2013

Pedro Margalho

32026

4419741/2014

Asas de Estremoz "ST"

54608

2375694/2012

José Siquenique Falé

40256

3277299/2013

António Manuel Siquenique Falé

32028

LIVRES MACHOS

3275038/2013

Asas de Estremoz "ST"

54608

1503814/2011

José Siquenique Falé

40256

4419686/2014

Asas de Estremoz "ST"

54608

3138560/2013

Joaquim Cravo & José Frade

42688

3277004/2013

Pedro Margalho

32026

IBÉRICA FÊMEAS

2376630/2012

Francisco Medinas

24307

1504757/2011

Jorge Barona

1706

1510764/2011

Joaquim Cravo & José Frade

42688

2387920/2012

Joaquim valido Martins

29033

2375264/2012

Domingos Sousa

15746

IBÉRICA MACHOS

1504476/2011

José Siquenique Falé

40256

3280945/2013

N. R. SAD

55963

2375671/2012

José Siquenique Falé

40256

2378800/2012

Joaquim Cravo & José Frade

42688

1503022/2011

Pedro Margalho

32026

 

 

 Nota: Todos os pombos classificados em 6º lugar na Exposição Distrital, devem estar presentes no acto de apresentação dos pombos, para eventual substituição de algum titular.

 

 


43ª Exposição Nacional e Pré-Ibérica de Columbófilia 26-12-2015

A todos os interessados em reservas de alojamentos e alimentação devem contactar o Sr. Jorge Barona Rodrigues - 966092433 ou para acdevora@sapo.pt.

António Pessoa


Proposta da S. C. Rainha Santa Isabel para AG de 14-12-2015 (Anexo 2) 10-12-2015

PROPOSTA

 

Como todos nós sabemos, a columbofilia atualmente está em grande declínio em relação ao número de columbófilos praticantes.

Somos cada vez menos e estamos cada vez mais velhos! Não se vislumbrando a renovação etária imprescindível para evitar que a modalidade caminhe a passos largos, para a extinção! Compete - nos a nós, columbófilos, não fazer como a avestruz e tentar resolver os problemas, devendo adaptarmos à realidade e tentarmos superar as adversidades cativando e mantendo os que ainda por cá andam.

A exposição de pombos-correios é o único meio que dispomos para podermos mostrar a todos os cidadãos, os verdadeiros atletas que criamos e possuímos nos nossos pombais. O resto da columbofilia é passado em casa, nos nossos pombais ou “ainda” em algumas poucas sedes sociais que vão reunindo os seus associados.

Estabelece o Regulamento das exposições que os pombos para serem admitidos nesses certames, nas classes de Sport e Standard, têm que ter obtido classificações dentro de determinados parâmetros. Assim o referido Regulamento diz que o número mínimo de pombos participantes em concursos, deve variar entre os 150 e os 250, como mínimo; além de que o número mínimo de columbófilos participantes, tem que ser de 20.

Se é relativamente fácil, por enquanto, serem enviados mais de 150 pombos a concurso, já o número de columbófilos, que era um número relativamente fácil de obter há anos atrás, pois muitas eram as sociedades columbófilas que tinham mais de 20 participantes nos concursos, neste momento poucas são aquelas que têm esse número, sendo extremamente penalizante para qualquer pombo/atleta que teve o “azar” de concorrer numa sociedade pequena, não ver reconhecido o seu mérito desportivo, por fatores que lhe são “alheios”!

Poder-se-á argumentar que temos sempre a possibilidade de ir buscar classificações ao distrito. Porém, todos sabemos quanto variável pode ser essa classificação, estando a mesma bastante condicionada por fatores meteorológicos e até orográficos, que as tornam, por vezes, muito aleatórias.

O Regulamento dos Campeonatos Nacionais estabelece no seu artigo 3ª que:

 

“Cada associação distrital poderá concorrer com várias classificações, relativas a âmbitos distintos (distritais, sectores, zonas, grupos, blocos, etc.), desde que os mesmos se relacionem hierarquicamente e com um limite de três níveis de profundidade. Assim, no limite, os resultados distritais poderão ser divididos em zonas (ou designação equivalente) e cada um poderá ainda ser dividido em blocos (ou designação equivalente) ”.

 

Pensamos que atualmente o nosso distrito só está a usufruir de duas possibilidades de classificação, as distritais e as de zona, estando os concorrentes em desvantagem relativamente a distritos que beneficiam das três possibilidades.

Perante tal, propõe a S.C.R. Santa Isabel que as atuais duas zonas voltem, e dizemos voltem porque já estiveram divididas, a ser subdivididas em dois blocos ou outro nome que queiram adotar. Significaria isso que, por exemplo, um pombo da zona Leste iria concorrer com todos os do distrito (cerca de mais de 4000 pombos) da sua zona (cerca de mais de 2000 pombos, pelos números do ano anterior) mas também poderia beneficiar de uma classificação mais reduzida quanto ao número de pombos, mas em que os seus adversários estão localizados numa zona geográfica mais restrita (podendo agora beneficiar de uma classificação com cerca de mais de 1000 pombos). Pensamos que esta subdivisão interessará a todos aqueles que gostam de participar nas exposições quer nas classes sport e standard, como beneficiará eventualmente algumas classificações para os campeonatos nacionais.     


Normas para Campanha Desportiva 2016 10-12-2015

                   

Associação Columbófila do Distrito de Évora

 

PROPOSTA de NORMAS PARA A CAMPANHA 2016

 

 

1- INTRODUÇÃO:

 

A campanha desportiva de 2016 será disputada por duas Zonas (Este e Oeste) nas seguintes provas:

 

- Provas de Velocidade (6)

- Provas de Meio-Fundo (6)

- Provas de Fundo (6)

 

Nota: No campeonato de Fundo estão inseridas duas provas de carácter Nacional de acordo com o calendário aprovado e o RDN.

 

2- CLASSIFICAÇÕES:

 

Por prova:

 

2.1 Será efectuada uma classificação por zona, com 25% do total dos pombos enviados á prova a contar para o campeonato do pombo ÁS.

 

2.2 Será efectuada uma classificação por zona, com 25% do total dos pombos enviados (como designados) á prova a contar para o campeonato do columbófilo.

 

2.3 Será efectuada uma classificação geral (todo Distrito), com 25% do total dos pombos enviados á prova a contar para o campeonato do pombo ÁS.

 

2.2 Será efectuada uma classificação geral (todo Distrito), com 25% do total dos pombos enviados (como designados) á prova a contar para o campeonato do columbófilo.

NOTA: As classificações de caracter Geral limitam-se ao apuramento do pombo Super Campeão e do concorrente Super Campeão, são ainda selecionadas para efeitos classificativos de coeficientes/médias de Campeonatos Nacionais e coeficientes a utilizar nas Exposições.

 

 

3- INSCRIÇÕES:

 

3.1 Os concorrentes podem inscrever sem limite de pombos até ao máximo de 130 por Equipa, de acordo com o RDN, ainda que para o Campeonato do Columbófilo terão que designar:

 

                        Velocidade – 25 pombos

                        Meio-Fundo – 25 pombos

                        Fundo – 15 pombos

 

NOTA: Todos os pombos enviados pelos concorrentes contam para o Campeonato do pombo ÁS.

 

As coletividades terão que efetuar encestamentos distintos, sempre que o concorrente envie à prova mais que o nº de designados no referido campeonato (especialidade).

 

 

 

4- Campeonato de yearlings:

 

Este campeonato é disputado por todos os pombos portadores de anilha oficial de 2015, em todas as provas que participem, com a classificação obtida na listagem classificativa do pombo ÁS.

 

 

5- Campeonato de Borrachos (anilha de 2016):

 

A Associação propõe a realização de 3 provas de borrachos com local de solta a designar. As provas efetuar-se-ão nos dias 2/07, 9/07 e 16/07, respectivamente.

Estas provas carecem da aprovação em Assembleia, assim como, da FPC e só se realizarão se existirem no mínimo 20 caixas inscritas. As inscrições terão que ser efetuadas até ao dia 30/05 de 2016.

A classificação é obtida com base em 25% dos enviados.

O transporte dos pombos será procedido de concentrações, nos seguintes locais:

Montemor, Arraiolos, Évora, cruzamento de São Manços, Vendinha, Redondo e Estremoz.

 

 

 

 

6- Máximo de pombos por Caixa (Treinos / Provas) de acordo com RDN:

 

Provas até 300 Km - 35 Pombos

Provas de 300 a 500 Km - 30 Pombos

Provas de 500 a 700 Km - 25 Pombos

Provas com mais de 700 Km - 20 Pombos

 

 

 

7- Requisição de Caixas:

 

 

  A requisição de caixas para os treinos e para a campanha de Velocidade, Meio-Fundo e Fundo deve ser feita impreterivelmente até ao dia 30/12/2015.

  Os treinos são obrigatórios pelo número de caixas requisitadas pelas colectividades para o campeonato do columbófilo na especialidade de Velocidade.

  As coletividades poderão efetuar inscrições adicionais à inscrição feita inicialmente, até à 3ª feira que antecede a prova. As mesmas estarão sujeitas à limitação máxima dos carros: para Velocidade 442 e para Meio-Fundo 264 caixas, respectivamente.

  Em relação ás provas de Fundo, todos os concorrentes, terão que realizar pré inscrição, (mínimo obrigatório de 5 pombos). Quem pretender, inscrever semanalmente ou além dos pré-inscritos poderá efetuar essa inscrição, até à Terça-Feira que antecede a prova.

  Nas duas provas de carácter Nacional todos os concorrentes poderão enviar pombos mesmo que não tenham procedido á pré-inscrição.

  A requisição de caixas deverá ser acompanhada com listagem onde refira o nº pombos enviados por cada concorrente, em cada uma das especialidades, caso contrário não será considerada essa inscrição.

 

 

 

 

 

8- PREÇOS DEFINITIVOS:

 

Campanha 2016:  

Caixas por treino da ACDE         =10,00€ / Caixa

Caixas Velocidade – (6 Provas) =      60,00€

Caixas Meio-Fundo – (6 Provas) =      65,00€

Pombos a Fundo                            =1,00€/pombo com (pré inscrição)

                                                                        =1,20€/pombo com (inscrição semanal)

 

Nota: Se se verificar a realização das provas de fundo em conjunto com a ACDPortalegre, então:

 

Pombos a Fundo                 =0,60€/pombo com (pré inscrição)

                                                             =0,80€/pombo com (inscrição semanal)

 

 

Requisição de caixas semana á semana:

Velocidade e Meio-Fundo  = 13,50 / Caixa

 

 

Nota 1: Nos treinos da ACDE, as coletividades que inscreverem mais de 50% do nº de caixas requisitadas para o campeonato do columbófilo em provas de Velocidade, só pagam 3 treinos. Se esse valor suplementar não for atingido, então pagarão os 4 treinos.

 

 

Nota 2: Esta norma será cumprida integralmente, só beneficiaram do bónus, as colectividades que cumpram os requisitos.

 

 

9- Prémios e Campeonatos:

 

9.1 Campeonato do Columbófilo de Velocidade:

 

1º ao 10º - Zona Este e Zona Oeste – Troféus e Faixas para os 3 primeiros classificados de cada Zona.

 

9.2 Campeonato do Pombo ÁS de Velocidade:

 

Anilhas: OURO, PRATA e BRONZE - 3 primeiros pombos de cada Zona

 

 

9.3 Campeonato do Columbófilo de Meio-Fundo:

 

1º ao 10º - Zona Este e Zona Oeste – Troféus e Faixas para os 3 primeiros classificados de cada Zona.

 

9.4 Campeonato do Pombo ÁS de Meio-Fundo:

 

Anilhas: OURO, PRATA e BRONZE - 3 primeiros pombos de cada Zona

 

 

9.5 Campeonato do Columbófilo de Fundo:

 

1º ao 10º - Zona Este e Zona Oeste – Troféus e Faixas para os 3 primeiros classificados de cada Zona.

 

9.6 Campeonato do Pombo ÁS de Fundo:

                     

Anilhas: OURO, PRATA e BRONZE - 3 primeiros pombos de cada Zona

 

 

9.7 Campeonato do Columbófilo Geral (Zona Este e Oeste):

 

1º ao 10º - Zona Este e Zona Oeste – Troféus e Faixas para os 3 primeiros classificados de cada Zona.

 

9.8 Campeonato do Pombo ÁS Geral (Zona Este e Oeste):

                     

Anilhas: OURO, PRATA e BRONZE - 3 primeiros pombos de cada Zona

 

 

9.9 Campeonato Yearlings:

 

1º ao 10º - Zona Geral Total – Troféus e Asa ouro, prata e bronze e ainda, Faixa para o 1º classificado.

Nota: Este Campeonato não é pago.

 

 

9.10 Super Campeão:

 

Concorrente com maior número de pontos no conjunto das três especialidades. Classificação Geral Todo Distrito.

 

9.11 Super Pombo:

 

Pombo com maior número de pontos no campeonato do pombo ÀS. Classificação Geral Todo Distrito.

 

 

9.12 Concursos de Carater  Nacional:

1º ao 5º - Zona Este e Zona Oeste – Troféus os 5 primeiros classificados de cada Zona.

 

9.13 Campeonato de Coletividades:

Prémios para todas as coletividades. A classificação será obtida pelo somatório dos pontos dos dois primeiros comcorrentes de cada colectividade por prova, no campeonato do pombo ÀS.

 

9.14 Vencedores das Provas:

 

Serão distribuídos prémios a todos os vencedores de provas distritais, no campeonato do pombo ÀS por zona (Este/Oeste).

 

9.15 Dia da Associação:

Prova de Santa Cruz de la Zarza a 01 Maio, com prémios para os três primeiros classificados de cada zona (Este/Oeste).

 

10. Treinos da Associação:

 

1º e 2º -  LOBON – Zona Oeste

1º e 2º -  STA AMALIA – Zona Este

3º e 4º - DON BENITO – Solta conjunta todo o Distrito

 

11. Datas de Pagamento:

 

- 1ª prestação até ao dia 4 de Março

- 2ª prestação até ao dia 15 de Maio

- 3ª prestação até ao dia 30 de junho

 

- O bónus para o transporte no Fundo é de 10 cêntimos por pombo enviado, em relação a Velocidade e Meio Fundo será o seguinte:

para as colectividades cujo carro não passa na localidade e transportam os seus pombos até á concentração,

       - até 6 caixas têm 1 de bónus

       - de 7 a 12 caixas têm 2 de bónus,

       - de 13 a 20 têm 3 de bónus

       - mais de 22 têm 4 de bónus

 

12. Transportes:

 

 

Os horários serão os possíveis, tendo em atenção o tempo do percurso do carro desde o ultimo carregamento até ao local de solta, não descorando o período de repouso dos pombos no local de solta, caso contrário terão que ser efetuadas concentrações.

Fica desde já à consideração dos delegados das coletividades presentes na próxima Assembleia Geral a realizar no dia 14 de Dezembro de 2015.

 

Anexo 1: Horários de recolha do ano anterior 2015.

 

Anexo 2: Proposta a ser discutida na próxima Assembleia Geral de

                  14/12/2015, encaminhada pela Sociedade Columbófila

                   Rainha Santa Isabel.

Nota: Qualquer proposta apresentada pelos delegados deverá ser bem fundamentada e ter em consideração o interesse de todo o distrito.

 

Alertamos também, que todas as coletividades se façam representar na Assembleia Geral de 14/12/2015, uma vez que irão ser tomadas decisões importantes para a Campanha 2016, assim como, prestadas informações do interesse de todos.

As matérias aprovadas nesta Assembleia serão postas em prática.

 

ALERTAS: Todos os assuntos tratados pelas coletividades ou seus dirigentes, com os motoristas serão da estrita responsabilidade das partes intervenientes. A ACDE não se responsabiliza por qualquer acto ou anomalia que possa ocorrer.

Lembramos que na ultima prova da campanha as caixas serão entregues nas colectividades, a partir do momento que os motoristas as entreguem/deixem nas colectividades, as mesmas passam a ser da responsabilidade da referida colectividade.

Relativamente aos horários chamamos a atenção para que sejam cumpridos e que tenham sempre em conta que a hora referida, será da PARTIDA do CARRO.

Com o objectivo de se evitarem transtornos e para que os pombos não fiquem na colectividade devem as mesmas fazer cumprir os Horários.

É preferível iniciarem o encestamento mais cedo que estarem a retardar o resto do distrito.

Atingida a hora de saída, o carro deverá retomar o seu percurso normal, assim sendo, a colectividade terá que encaminhar os seus pombos ao próximo local de carregamento se entender participar na prova.

 

 

 

Srs COLUMBOFILOS NÃO ESQUEÇAM QUE A VIRTUDE DE SABER PERDER É TAO GRANDE COMO A DE SABER GANHAR.

HÁ QUE DAR OS PARABÉNS A QUEM GANHA E RESPEITAR QUEM PERDE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com os melhores cumprimentos

 

            A Direção                                                           O Conselho Técnico

 

                

 

     (Domingos Passinhas)                                                     (Roberto Letras)

 


Convocatória para Assembleia Geral 26-11-2015

CONVOCATÓRIA

 

Ao abrigo do n.º 3 do Artigo 20º dos Estatutos, da Associação Columbófila do Distrito de Évora, convoco os sócios para a Assembleia Geral Extraordinária a realizar no próximo dia 14 de Dezembro de 2015 pelas 20,30 horas, na sala de reuniões da ACDE, com a seguinte ordem de trabalhos:

 

1º - Campanha 2016.

 

2º - Diversos.

 

Nota: Se á hora marcada para o início dos trabalhos não estiverem presentes a maioria dos delegados, a Assembleia iniciar-se-á uma hora mais tarde com qualquer número de delegados presentes.

 

 

Évora, 23 de Novembro de 2015

 

O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

 

 

 

(João Brito Tavares)


Calendário 2016 05-11-2015


Vacinação 2015/2016 22-10-2015

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

 

Venho por este informar todas as colectividades que a Associação Columbófila do Distrito de Évora, após ter efectuado contactos com a Federação Portuguesa de Columbofilia e o seu Médico Veterinário, irá colocar em prática um procedimento de aquisição, validação e autenticação do processo de vacinação de forma a dar cumprimento á,

CIRCULAR GERAL Nº 8 de 1 DE OUTUBRO DE 2015 (FPC)

ao mesmo tempo pretende criar uma uniformização, com a convicção que será do interesse de todos.

Assim sendo, a Associação Columbófila do Distrito de Évora irá adquirir o nº de doses previamente encomendadas á ACDE pelas colectividades, em documento onde deve constar, a identificação da colectividade, nome do associado e respectiva nº de LD, e ainda  o n.º(Un) doses (200 ou 80) de forma que, no final do processo sejam emitidas individualmente as respectivas declarações do Médico Veterinário, junta com uma lista dos pombos vacinados, devidamente carimbada e assinada pelo Médico Veterinário, que servirá de comprovativo, não sendo nesse caso, necessário apresentar a factura.

A vacina envolvida no processo será a:

NOBILIS PARAMIXO P201

 

HOMOLOGADA PELO ESTADO PORTUGUÊS, Segundo informação da D.G.A.V P201

 

Preços: 1 Un. de 200 doses : 45,42€ (+ IVA a 6%)

              1 Un. de 80 doses : 20,86€ (+ IVA a 6%)

Prazo das encomendas: até 2 de Novembro 2015-10-22 para:

Associação Columbófila do Distrito de  Évora

Bairro Cruz da Picada Lote 25 – Cave

7000-772 Évora

Telef. – 966666378

acdevora@sapo.pt

ou

ant.pessoa@gmail.com

 

Pagamento: no acto da encomenda.

 

O Presidente da Direcção

 

 

(Domingos Passinhas)


Exposições Locais 22-10-2015

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

 

Venho por este informar todas as colectividades das Exposições Locais já confirmadas:

 

Sociedade Columbófila Montemorense – 28 Novembro 2015 – Sede da Colectividade

Associação Columbófila Corvalense – 28 Novembro 2015 – Sede da Colectividade

 

O Presidente da Direcção

 

(Domingos Passinhas)

 


Calendário de Treinos das Colectividades 30-09-2015

 

Calendário de treinos da colectividade

 

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

 

Venho por este meio alertar todas as colectividades para o comunicado publicado no site da FPC na secção “Comunicados” no dia 15-07-2015:

 

COMUNICADO

 APROVAÇÃO CALENDÁRIO DE TREINOS DAS COLETIVIDADES

ÉPOCA DESPORTIVA DE 2016 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE COLUMBOFILIA

 

 COMUNICADO

APROVAÇÃO CALENDÁRIOS DE TREINOS DAS COLETIVIDADES

ÉPOCA DESPORTIVA DE 2016

Dispõe o artigo primeiro do Regulamento Desportivo Nacional que (1) nenhum concurso ou solta coletiva de pombos-correio, seja qual for a sua natureza, se poderá realizar sem prévia autorização da F.P.C., (2) as Coletividades só poderão organizar e/ou participar em concursos ou soltas coletivas mediante a obtenção prévia de um parecer da respetiva Associação e da autorização da FPC.

Prevê, ainda, o Regulamento Desportivo Nacional, no artigo 6.º, que todos os calendários desportivos implicam imperativa homologação por parte da FPC.

No âmbito dos artigos supramencionados deveriam as Associações e Coletividades remeter, à F.P.C. até 31 de Maio de cada ano, as datas e locais em que pretendem efetuar as soltas constantes do calendário desportivo a realizar no ano seguinte.

Neste contexto chamamos a atenção das coletividades que deverão previamente obter o parecer favorável do seu calendário de treinos junto da sua Associação Distrital de forma a tornar o processo de aprovação federativa mais célere.

INFORMAM-SE TODAS AS COLETIVIDADES QUE:

1. Caso já tenham enviado diretamente os seus calendários de treinos à Federação iremos remetê-los às respetivas Associações Distritais para emissão do parecer previsto no artigo 1.º, n.º 2 do R.D.N..

2. Caso ainda não tenham enviado os calendários de treinos para a Federação deverão obrigatoriamente cumprir com as regras estabelecidas enviando-os às respetivas Associações Distritais para emissão de Parecer prévio.

3. Deverão indicar os locais de solta respeitando as regras definidas pelas autoridades sanitárias no que respeita às zonas de risco estabelecidas no âmbito da prevenção da Gripe Aviária.

4. Por questões de segurança do tráfego aéreo recordamos a impossibilidade soltar num raio próximo dos aeroportos, aeródromos e bases aéreas militares.

5. Finalmente deverão indicar para cada solta a distância em km.

 

INFORMAM-SE TODAS AS ASSOCIAÇÕES DISTRITAIS QUE:

1. Deverão rececionar os calendários de solta das suas filiadas, proceder à sua análise, emitir o respetivo parecer e finalmente remetê-los à FPC para aprovação / homologação.

 

Coimbra, 15 de Julho de 2015

O Coordenador da Área Desportiva

Almerindo“

 

……Assim sendo, as colectividades deverão remeter, à ACDÉvora até 15 de Outubro de 2015, as datas e locais em que pretendem efetuar as soltas constantes do calendário de treinos particulares desportivo a realizar em 2016 para  obter o parecer favorável  da ACDÉvora com a maior brevidade possível.

 

 Évora, 01 de Outubro de 2015

   O Presidente da Direcção

 

       (Domingos Passinhas)


Exposições Locais 30-09-2015

Exposições Locais

 

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

 

Venho por este meio informar todas as colectividades, que as datas alternativas para realização das Exposições locais são, 21 e 28 de Novembro de 2015, respectivamente e devem ser articuladas com a Associação Columbófila do Distrito de Évora.

Mais informo, que toda a documentação necessária para a organização dos referidos eventos, (Regulamento e Boletins de Participação) está disponível no site da Associação Columbófila do Distrito de Évora, nas secções “Exposição Nacional” ou “Exposição Distrital” criadas recentemente.

 

Évora, 01 de Outubro de 2015

 O Presidente da Direcção

      (Domingos Passinhas)


Anilhas 2015 12-09-2015

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

 

Venho por este informar todas as colectividades de que, a partir de 14 de Setembro (quarta-feira) teremos disponíveis 180 (cento e oitenta) anilhas de 2015.

Os interessados devem encaminhar o seu pedido para um dos contactos anteriormente publicados.

António Pessoa


Classificações Distritais 2015 07-09-2015

INFORMAÇÃO 2-Set-2015

 

 

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

 

No sentido de ser publicadas as Classificações Finais dos Campeonatos de 2015, agradecemos a todas as colectividades que tenham conhecimento da existência de eventuais anomalias nas referidas classificações, as mesmas sejam comunicadas para a Associação até final do mês de Setembro, no sentido de concluir este processo de forma definitiva.

Devem comunicar via e-mail para:

António Pessoa

Associação Columbófila do Distrito de  Évora

Bairro Cruz da Picada Lote 25 – Cave

7000-772 Évora

Telef. – 966666378

acdevora@sapo.pt

ou

ant.pessoa@gmail.com

 

 

Évora, 07 de Setembro de 2015

 

O Presidente da Direção

 

 

 

(Domingos Passinhas)


INFORMAÇÃO 06-09-2015

 

 

INFORMAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

A TODAS AS COLECTIVIDADES:

 

Venho por este informar todas as colectividades de que a partir de 01 de Setembro de 2015 todos os assuntos de carácter Administrativo devem ser encaminhados para:

António Pessoa

Associação Columbófila do Distrito de  Évora

Bairro Cruz da Picada Lote 25 – Cave

7000-772 Évora

Telef. – 966666378

acdevora@sapo.pt

ou

ant.pessoa@gmail.com

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Évora, 01 de Setembro de 2015

 

O Presidente da Direção

 

 

 

(Domingos Passinhas)

 

 

 

 


gfdggtrd 31-08-2015
tetete

cartaz 43ª Exposição Nacional em Reguengos de Monsaraz 17-08-2015

Planta dos pavilhões para a Exposição Nacional 17-08-2015

 


Anilhas oficiais 2015 04-08-2015
A ACDE informa que já tem anilhas oficiais 2015

Novas Coordenadas 29-07-2015

                                                                    A todas as Colectividades

Assunto: Novas Coordenadas.

 

Como todos sabem em Outubro de 2014 foram a provadas várias alterações ao RDN, algumas com efeitos imediatos (época de 2015) outras apenas para entrar em vigor na época de 2016, uma delas foi a alteração às coordenadas, até ao momento era utilizadas na columbofilia dois tipos de Coordenadas, as Militares (as mais usuais e antigas), através de meridianas e perpendiculares e as WGS84 Sistema Geodésico Mundial.

A WGS84 trata-se de um sistema de coordenadas tridimensional que tem como principal vantagem uma maior precisão que qualquer um dos outros sistemas de coordenadas existentes. Com o intuito de uniformizar o sistema de coordenadas por todas as Associações a F.P.C. aprovou em Congresso a única utilização das coordenadas WGS84.

Temos que fazer o levantamento das coordenadas de todos os pombais do Distrito de Évora e dos columbófilos de fora do Distrito mas que estejam a concorrer connosco para que sejam introduzidas no RecPom quando forem efectuados os recenseamentos.

Este levantamento não é fácil tendo em conta o número de pombais existentes. As coordenadas anteriormente eram tiradas localmente por GPS e depois corrigidas no computador para evitar o erro de conversão e os erros de medida do próprio GPS.

Desta vez iremos proceder de acordo com o que nos foi sugerido pela POMOR identificando os pombais todos no computador.

- Vamos marcar reuniões em todos os clubes e com todos os columbófilos (ver datas em anexo);

- É obrigatória a presença de todos os columbófilos ou alguém que consiga identificar por eles os seus pombais no Computador.

- Este processo será feito gratuitamente pela ACDE, eventuais duvidas ou medidas mal tiradas por não estar presente o columbófilo ou por este ter identificado mal o seu pombal que obrigue a nova deslocação para tirar novamente a coordenada será custeada pelos columbófilos.

- Uma vez identificado o pombal no computador é muito fácil obter a coordenada do mesmo.

- Na presença de todos os columbófilos o processo de identificação dos pombais e respectiva coordenada é um processo mais transparente para todos.

Calendário de recolha de novas Coordenadas

                                            COLETIVIDADE

      

 

        DATA

       

 

       HORA

047 – Sociedade Columbófila Eborense

02-09-2015

20h00

129 – Grupo Columbófilo Albino Fialho

19-09-2015

19h00

188 – Sociedade Columbófila Rainha Santa Isabel

12-09-2015

14h00

222 – Sociedade Columbófila Corvalense

19-09-2015

15h30

263 – Sociedade Columbófila Calipolense

12-09-2015

17h00

268 – Sociedade Columbófila Flor do Alentejo

17-09-2015

20h00

311 - Sociedade Columbófila Montemorense

10-09-2015

21h00

345 – Sociedade Columbófila Cabeçanense

05-09-2015

17h00

365 – Sociedade Columbófila Asas Redondenses

24-09-2015

20h00

376 – Sociedade Columbófila Arraiolense

05-09-2015

20h00

450 – Grupo Columbófilo de Mourão

19-09-2015

14h00

435 – Clube Columbófilo de Vendas Novas

10-09-2015

20h00

553 – Sociedade Columbófila Morense

05-09-2015

14h00

554 – Clube Columbófilo de Portel

26-09-2015

14h00

565 – Grupo Columbófilo Manuel Janeiro

26-09-2015

17h00

586 – Clube Columbófilo de Évora

03-09-2015

20h00

601 – Clube Columbófilo Padre Manuel Lima

26-09-2015

20h00

733 – Sociedade Columbófila Alandroalense

12-09-2015

20h00

Como o Distrito é grande e as coletividades estão afastadas umas das outras por muitos quilómetros os horários foram feitos de forma a evitar o maior número de viagens possíveis.

Pedimos aos Clubes que convoquem os seus sócios para estarem presentes nos dias e horas marcados, sem faltas nem atrasos.

Este é um processo importante, uma má recolha de coordenadas gera dúvidas, discussões, e vai interferir com o bom funcionamento do processo classificativo da próxima época, situações que desejamos evitar.

Relembramos que esta recolha de coordenadas é um processo suportado pela Associação Columbófila do Distrito de Évora, todos os pombais que fiquem por identificar por falta de comparência dos sócios nas datas e horas marcadas terão que ser identificados mais tarde mas o custo dessas deslocações será suportado pelo columbófilo em causa.

 

                                                   O Conselho Técnico da A.C.D.E

 

                                                            (Roberto Letras)


Alteração de horário - Siruela 25-06-2015
A ACDE vem junto de todas as coletividades, avisar que devido ao calor previsto para o próximo fim de semana decidiu atrasar em 1 hora, o horário de recolha. Assim, para quem o horário de recolha na coletividade é às 18h passa para as 19h.

Entrega das caixas nas coletividades 23-06-2015

A ACDE vem junto de todas as coletividades alertar que as caixas no proximo fim de semana serão distribuídas pelas coletividades no retorno do concurso, Domingo.

A ACDE chama a atenção pelo cuidado a ter pelas coletividades, pois os motoristas deixarão as caixas à porta, se não se encontrar ninguem. A ACDE não se responsabiliza pelo desaparecimento de qualquer caixa.


Classificações Pombo Ás 23-06-2015

Chamamos a atenção das coletividades, para que se possa elaborar as classifiações do pombo ás as coletividades terão que enviar sempre o ficheiro do concurso tal como é feito no programa de classificações normais. Mesmo aquelas coletividades que não enviam pombos a treinar terão que fazer o envio da prova para a ACDE tambem no programa do pombo ás.

Para as coletividades que ainda não fizeram o envio dos concursos através do programa do pombo ás, é favor fazer o envio das provas o mais breve possível. Para isso basta:

Abrir o programa do pombo ás, de seguida no Menu - Movimentos - clicar na opção - Importação de provas conjuntas.

 

Exemplo:

2015 / nº do concurso

que será 101, 102, 103, 104, etc

E depois basta fazer a opção - Exportação de Movimentos para a Associação


Valencia- Boletins de encestamento 15-06-2015
Mais uma vez, chamamos a atenção de todas as coletividades que deverão entregar os boletins de encestamento de todos os participantes neste concurso ao motorista da viatura de recolha dos pombos

Solta de Valencia alterada para Requena 05-06-2015
A ACDE informa que devido às condições meteorologicas previstas para amanhã, sábado, não serem as mais favoráveis devido ao intenso calor, decidiu a ACDE encurtar a prova. Assim, o local de solta será Requena.

Valencia- Boletins de encestamento 18-05-2015
Chamamos a atenção de todas as coletividades que deverão entregar os boletins de encestamento de todos os participantes neste concurso ao motorista da viatura de recolha dos pombos.

Exposição Nacional 2016 em Reguengos de Monsaraz 13-05-2015
Informamos que a Exposição Nacional de Columbofilia 2016 se irá realizar na cidade de Reguengos de Monsaraz Capital Europeia do vinho 2015

Assembleia Geral - Campanha 2016 12-05-2015

 

 

CONVOCATÓRIA

 

 

 

 

 

Ao abrigo do n.º 1 do Artigo 20º dos Estatutos, da Associação Columbófila do Distrito de Évora, convoco os sócios para a Assembleia Geral Ordinária a realizar no próximo dia 25 de Maio de 2015 pelas 20,30 horas, na sala de reuniões da ACDE, com a seguinte ordem de trabalhos:

 

 

1º - Apresentação e discussão do calendário desportivo para a Campanha 2016.

 

2º - Diversos.

 

Nota: Se á hora marcada para o início dos trabalhos não estiverem presentes a maioria dos delegados, a Assembleia iniciar-se-á uma hora mais tarde com qualquer número de delegados presentes.

 

 

 

 

Évora, 07 de Maio de 2015

 

                                                                                                  O Presidente da Mesa da Assembleia Geral

 

 

 

(João Brito Tavares)

 


Inscrições - Concurso Nacional Valencia del cid 06-05-2015

Solicita-se a todas as coletividades que nos informem até à proxima sexta feira 08 maio, os pombos a enviar a mais dos incritos inicialmente para os concursos de Fundo.

Chamamos a atenção que a prova é aberta a todos os columbófilos mesmo que não tenham inscrito pombos para fundo.

 


ALTERAÇÃO DO DIA DO CONCURSO - VINAROS 22-04-2015
A ACDE informa todas as coletividades e seus sócios que devido às condições meteorologicas previstas para sabado e domingo não serem as mais favoráveis para a realização de soltas, decidiu a Associação alterar o dia do concurso de sabado para segunda feira. O encestamento será no sabado com os horários de recolha nas coletividades e concentrações duas horas antes do praticado nos concursos de fundo já efetuados.

IMPORTANTE - Informação Tecnica GPC 12-03-2015

 

 


INFORMAÇÃO - SISTEMA GPC 25-02-2015

INFORMAÇÃO SISTEMA GPC

25-02-2015

Esta informação pretende:

1 – Efectuar esclarecimento sobre o esquema de articulação entre o GPC2015 – Columbófilo e o GPC2015 – Pombo ÁS.

2 – Efectuar esclarecimento sobre a classificação Geral sem pontos;

3 – Efectuar esclarecimento sobre cópias de segurança;

1 – Esclarecimento de articulação entre GPC2015 Columbófilo e GPC2015B – Pombo ÁS.

Após alguns reportes de alguns clubes, vimos efectuar esclarecimento sobre este procedimento.

Para passar as classificações de Sistema GPC2015 – Columbófilo para GPC2015B – Pombo ÁS , não deverá efectua cópia de segurança do GPC2015 e repor no programa GPC2015B. Salvaguardando outras sequências específicas para cada Associação, descritas em pormenor no manual rápido que foi distribuído com os Kits, o conceito geral será:

            Programa GPC2015 - Columbófilo

a)    Importar \ lançar 1º encestamento no programa GPC2015 – Columbófilo;

b)    Introduzir número de pombos enviados por concorrente;

c)    Calcular, emitir mapas e enviar para a Associação;

Programa GPC2015B – Pombo Ás

d)    Executar a opção “Movimentos> Importação de Provas Conjuntas” indicando o número de prova do programa de Pombo Ás;

e)    Importar \ lançar 2º encestamento;

f)     Corrigir o número de pombos enviados dos concorrentes que têm 2º encestamento;

g)    Calcular, emitir mapas e enviar para a Associação

2 – Esclarecimento sobre classificação Geral sem pontos

Esta situação acontece porque o número de pontos e % para a Geral não estão definidas.

Deverão:

a)    Aceder à opção “Parametrização> Parametrização de Cálculos” e introduzir os pontos e % para a Geral, além das especialidades.

b)    Recalcular provas e verificar correcção.

3 – Esclarecimento sobre cópias de segurança

Porque o nome dos ficheiros ZIPADOS das cópias de segurança, não são distintos para os vários Sistema GPC2015, caso efectuem cópia de segurança para a mesma localização para onde efectuaram já uma anterior, existirá “esmagamento” da cópia anterior e ficará apenas uma cópia do último programa.

Para evitar esta situação e para que tenham cópias de segurança corretas deverão:

            OPÇÃO 1 (preferencial)

Ter uma pen drive para cada Sistema GPC2015 (uma para o GPC2015 – Columbófilo,

outra para o GPC2015 – Pombo ÁS, ….

OPÇÃO 2

Utilizar a mesma Pen drive mas com pastas:

-uma pasta GPC2015 onde introduz a cópia de GPC2015,

-outra pasta GPC2015B onde guarda a cópia de GPC2015B

Para isso, além de criar as pastas na pen drive, deverá indicar ao GPC a pasta respectiva em “Outra Localização”:

“x:\GPC2015” por exemplo para p programa GPC2015-Columbófilo (para repor também tem de indicar esta pasta).

“x:\GPC2015B” por exemplo para p programa GPC2015-Pombo AS (para repor também tem de indicar esta pasta).

 

Nota: x: representa a letra que a Pen Drive assume no PC.

 

 

Época 2015 – Versão 15.02

 


Normas Campanha 2015 24-02-2015

A.C.D. Évora

 

CAMPANHA 2015

 

 

<