A Columbofilia

O QUE É A COLUMBOFILIA?

 

COLUMBOFILIA

É a arte de criar POMBOS-CORREIO para competição.

A Columbofilia, como DESPORTO, começou na BÉLGICA no dia 15 de Julho de 1820.

Pode-se dizer também que é uma Ciência – pela multiplicidade, diversidade e complexidade dos conhecimentos que exige, desde anatómicos aos fisiológicos.

 

O COLUMBÓFILO

É o Treinador dos POMBOS-CORREIO.

O Columbófilo tem de ter um grande espírito de observação e rapidez de análise, o que supõe um grande afeto pelo Pombo-Correio. Por outras palavras, tem um Pombo no coração.

 

O POMBO-CORREIO

De porte belíssimo, é considerado a ave doméstica mais saudável do mundo.

Pelos seus feitos nas duas grandes Guerras de 14-18 e 39-45 onde foram grandes auxiliares e substitutos das precárias comunicações entre Nações, exércitos e famílias, Portugal, reconheceu-o como de Utilidade Pública e protegido pelo Dec. Lei nº 36.767/48, ainda hoje em vigor.

É um ATLETA COM ASAS.

O seu sentido de orientação, apesar de vários estudos científicos, ainda não é de todo conhecido pelo homem.

É bom recordar que os Pombos-Correio foram e são, desde há milénios, um dos mais eficazes mensageiros, pois que, transpondo obstáculos e fronteiras, encurtaram as distâncias e se comportaram como verdadeiros elos de aproximação entre os povos, espalhando desde sempre e por todo o lado um sentimento de acrescida solidariedade.

O Pombo-Correio não tem fronteiras, não conhece barreiras, sabe sempre o que quer e escolhe o rumo certo.

A certeza de que a missão comunitária e apaziguadora do Pombo-Correio não terminou, é-nos dada pela forma como as instituições universitárias de investigação científica, ainda hoje, aprofundam os estudos em prol de melhores conhecimentos da sua portentosa capacidade de orientação.